Com gritos de ‘Fora, Temer’, Tuiuti ganha torcida de movimentos sociais na apuração

Uma cena no mínimo incomum foi vista durante a apuração da última quarta-feira, na Praça da Apoteose. Enquanto as notas eram lidas, grupos de movimentos sociais, presentes nas arquibancadas, vibravam com cada 10 dado para a Paraíso do Tuiuti. Entre um quesito e outro, gritavam “fora, Temer”. E o barulho não eram pequeno, chegando a rivalizar em volume com dos torcedores de outras escolas.

A torcida tinha um motivo óbvio: o desfile engajado da escola, sobre escravidão e seus ecos até os dias atuais. O último setor da Tuiuti servia como uma revisão da história, e tinha como alvo principal a Reforma Trabalhista. O que mais deu o que falar foram as alas com os “guerreiros da CLT” e suas carteiras de trabalho, os manifestantes manipulados, ou “manifestoches”, com camisa alusiva à CBF, pato inflável e “kit” de frigideira e colher de pau, e por fim o “Temer vampiro”, destaque do último carro.

Pelo menos dois grupos foram vistos na Apoteose torcendo pela Tuiuti: a Frente Internacionalista dos Sem Teto e o Frente Carioca contra a Reforma da Previdência. Eles levaram faixas de agradecimento à Tuiuti.

Para a alegria da turma, a Tuiuti conquistou um inédito e surpreendente vice-campeonato.

O presidente da escola, Renato Thor, agradeceu, mas preferiu não se comprometer.

“Minha política é o Carnaval”, disse.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.