Jack Vasconcelos renova com a Paraíso do Tuiuti

Jack Vasconcelos, carnavalesco da Paraíso do Tuiuti – Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação

Jack Vasconcelos segue na Paraíso do Tuiuti. O carnavalesco, autor de um dos trabalhos mais aclamados – e polêmicos – do Carnaval 2018, renovou com a escola de São Cristóvão por mais um ano. O anúncio foi feito pela agremiação em suas redes sociais.

“É nosso!!! Jack Vasconcelos continua no Tuiuti em 2019”, publicou a escola.

Vasconcelos encerrou o Carnaval como um dos profissionais mais valorizados da festa, após o desfile mais crítico e politizado em muitos anos na Marquês de Sapucaí, sobre a escravidão. A apresentação vale um surpreendente vice-campeonato.

Tendo os 130 anos da Lei Áurea como ponto de partida, o carnavalesco lançou um questionamento sobre o fim do trabalho escravo e as novas formas de exploração – tema central do último setor do desfile. Nele, a escola trouxe críticas à Reforma Trabalhista, tendo como um dos alvos – ainda que não declarado – o governo de Michel Temer. O presidente veio representado como um vampiro em um carro alegórico, diante de uma ala formada por “manifestoches” – manifestantes fantoches, com camisa da Seleção Brasileira, panelas, pato amarelo e uma grande mão atrás, manipulando os membros dos desfilantes.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.