Liesa confirma rebaixamento de duas escolas em 2018

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) divulgou o regulamento do Carnaval 2018 em seu site oficial. E uma dúvida já foi esclarecida – pelo menos em teoria. Ao contrário do que foi especulado nos últimos meses, a entidade confirmou que as duas últimas colocadas das 13 agremiações que desfilarão no Grupo Especial serão rebaixadas à Série A (acesso).

A ideia de não promover rebaixamento em 2018 começou a rondar o Grupo Especial por conta dos problemas financeiros que as escolas enfrentaram no último ano, com corte de verba da Prefeitura, além do fechamento dos barracões pelo Ministério do Trabalho.

Os artigos 46 e 47 do regulamento estabelecem as regras para a formação do Grupo Especial de 2019 com 12 escolas, contando a campeã da Série A de 2018.

“Artigo 46. Ressalvadas as hipóteses constantes do Artigo 6º e seus Parágrafos deste Regulamento, no Carnaval de 2019, o Grupo Especial será composto: I – pela primeira colocada no Desfile Oficial do Grupo de Acesso – Série A da LIERJ, no
Carnaval de 2018; II – pelas 11 (onze) Escolas de Samba primeiras colocadas no Grupo Especial da LIESA, no
Carnaval de 2018”

“Artigo 47. As Escolas de Samba do Grupo Especial da LIESA que, no Carnaval de 2018, obtiverem a 12a e a 13ª colocações, passarão, automaticamente, a integrar o Grupo de Acesso – Série A da LIERJ, nos Desfiles do Carnaval de 2019.”

Leia também:
Após acidentes, Liesa exige documentação de segurança para liberar carros alegóricos
Ministro nega envio das Forças Armadas ao Rio no Carnaval e ironiza
Fantasias de ‘Manifestoches’ vira hit na web e faz crescer procura para desfilar na Tuiuti
Crivella: ‘quem não gosta de samba, bom prefeito não é’

No entanto, em 2017, o regulamento previa a queda da 12ª colocada, mas, por conta dos acidentes, a Liesa reuniu as escolas antes da apuração na Quarta-Feira de Cinzas e anunciou que não haveria rebaixamento. Especulou-se na ocasião que a medida visava proteger a Unidos da Tijuca, cujo desfile foi comprometido pelo desabamento de uma plataforma de um carro alegórico. Mas foi a Paraíso do Tuiuti que terminou na última posição, e foi poupada da queda.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Boa tarde..gostaria de deixar minha opinião sobre a possível virada de mesa no assunto, rebaixamento da Império serrano e Grande Rio… Beija flor e Tuiuti..falaram sobre.. escravidão,roubo,desvio de verbas, Presidente que acha que é o dono do Brasil..penso eu que,se houver virada de mesa.. infelizmente o ( maravilhoso, espetacular , Carnaval) também se juntará aos nossas vergonhas já existentes no Brasil…confio na LIESA…isso não irá acontecer… Grande Rio e Império serrano são gigantes e com certeza ,em breve estarão no grupo especial… obrigado ?