Prestes a enfrentar embate no Senado, Uber faz proposta de R$ 10 milhões para patrocinar Carnaval do Rio

A Uber apresentou uma proposta de R$ 10 milhões para patrocinar com o Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro. A empresa, que atua no setor de transporte, foi a única a participar do segundo chamamento público da Riotur, que se encerrou nesta sexta-feira.

Desse valor, R$ 6,5 milhões seriam destinados às agremiações do Grupo Especial, sendo R$ 500 mil para cada, conforme prometido pelo prefeito Marcelo Crivella. O restante bancaria a estrutura dos desfiles da Estrada Intendente Magalhães, onde se apresentam as escolas dos grupos B, C, D e E.

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A ideia da Uber é realizar o patrocínio via Lei Rouanet, algo que não estava previsto no primeiro chamamento e que, por isso, fez a oferta ser recusada. Com a mudança das regras, a proposta foi aceita, mas antes passará por uma comissão julgadora, disse o presidente da Riotur, Marcelo Alves, ao jornal Extra. Antes, a Ambev havia feito uma proposta de R$ 8,1 milhões, que foi aceita.

O curioso é que, recentemente, a prefeitura proibiu a Uber nas imediações do Rock in Rio. Na ocasião, a administração municipal alegou que se tratava de uma medida para estimular o uso do transporte público coletivo.

Regulamentação

Além disso, a Uber e demais empresas de transporte privado por aplicativo terão um embate importante em Brasília nos próximos dias. O Projeto de Lei 28/2017, que regulamenta a atividade, entrou em regime de urgência e deve ser votado no Senado na próxima terça-feira. O texto aprovado na Câmara prevê que esse tipo de serviço ganhe status de transporte público, obrigando autorização municipal e o uso de placa vermelha.

Por conta disso, as companhias passaram a fazer intensa campanha nos últimos dias, divulgando o número de motoristas que trabalham nela e o valor pago em impostos. Segundo elas, a atividade ficará inviável por conta da burocracia para se conseguir as licenças, e tratam o projeto de lei como uma tentativa velada de proibir o serviço.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

19 comentários

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  • Vamos deixar muito bem claro,em pratos limpos. Os apps. Não estão sendo proibido, estão simplesmente Regulamentado, direitos e obrigações só isso. Assim como os táxi, ônibus, escolares tudo suplementares.

    • É, mas brasileiro que só reclama dos politicos não quer saber de nada regulamentado, obrigações, fiscalizado. Brasileiro gosta da Lei de Gerson, levar vantagem em tudo. Não, importa se o Uber é ilegal, se pertence a empresas norte americanas que levam o dinheiro e na paga tarifas ou imposto, se qualquer um pode sair po aí dirigindo mesmo que não seja habilitado para isso, se não possuem cursos obrigatórios . Nada, brasileiro gosta de achar que está pagando pouco pela corrida. Brasileiro gosta da desgraça dos outros.

  • como Jornalista você podia se aprofundar nessa matéria e me definir os donos de cada frota de táxi por esse Brasil … não muito me admira em chegar no resultado de políticos ( vereadores prefeitos ….) que tem um grande interesse não popular mas pessoal em projetos como essa porcaria de plc 28 ser aprovada. Pq a População aprovou. Livre escolha…é um transporte privado. Que o estado não meta a mão .

  • 10 MILHÕES?,PRA BANCAR CARNAVAL?HUMMMMM,FALA SÉRIO,COM O PAÍS EM CAOS TOTAL EM TODOS OS SEGMENTOS DIRIGIDOS AO POBRE POVO BRASILEIRO?AÍ TEM PATA DE COELHO ,ALIÁS “PATA DE BODE”ENTERRADO NA ENCRUZILHADA,CABE AO SINDICATO DOS TAXISTAS TOMAR PROVIDÊNCIAS EMERGÊNCIAIS ,CONVOCAR TODOS OS ASSOCIADOS E PARTIR PARA A CONCORRÊNCIA DE IGUAL PARA IGUAL,QUE GANHEM MENOS,MAS ,COM CERTEZA,PREFIRO PEGAR O TAXI QUE TEM A CONFIABILIDADE “SECULAR”DO QUE PEGAR UM CARRO PARTICULAR E QUE “AINDA”ESTÁ PECANDO NO “QUESITO SEGURANÇA E CONFIABILIDADE”!!!

  • É só imposto pra pagar igual a táxis e o órgão público tem q ter o controle de quantos carros tem, registro de Motorista e carro padronizados.
    É só pra Regulamentar.
    Ou seja o poder público tem q ter o controle sim. Pq vcs carregam vidas dos passageiros e porisso tem q ter o controle. Pq toda cidade tem controles e regras do seu município. Ja a empresa Uber 99 e Cabife não estão querendo só pra elas manipular todos os sistemas de transporte do Mundo.
    Taxista tem família tbm.
    Voto sim ao PlC 28/2017.

  • O carioca quer dançar literalmente e a uber que explora países pobres sabe disso é traz esmolas para depois enxugar para sempre 25% do capital que arrecada para fazer a felicidade morar no seu país.(vamos dançar!!!!!)

  • Se,Se esses aplicativo querem realmente inovar,e viabilizar o transporte de passageiros , e são uma empresa “séria”, responsável primeiro eles Tem que respeitar as leis. Submeter daquele país. Qual é o problema da regulamentação para quem quer trabalhar sério.