Vídeo mostra jovens pichando barracão da Portela

Um vídeo divulgado pela Portela nesta segunda-feira mostra um grupo de jovens invadindo e pichando paredes e o chão do barracão da escola, na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

As imagens foram feitas pelo sistema interno de vigilância da agremiação. A invasão ocorreu às 19h20 do último domingo. Veja abaixo o vídeo e a nota da Portela.

A escola afirmou que alegorias e esculturas não foram danificadas e anunciou reforço na segurança.

Nesta segunda, imagens que circulam pelo WhatsApp mostram uma escultura da Estátua da Liberdade com marcas na base, supostamente pichações. Logo se espalharam os boatos de vandalismo na alegoria. A Portela nega.

Segundo a escola, as marcas foram causadas pela junção das três partes da escultura, que foi montada nesta segunda no lado de fora do barracão. Portanto, afirma a agremiação, não se trata de vandalismo, e o episódio da invasão não tem ligação com essas marcas.

Escultura da Estátua da Liberdade com as marcas, em foto divulgada pela Portela

Veja a nota da Portela na íntegra:

NOTA OFICIAL

A diretoria da Portela informa que um grupo de menores entrou no barracão da escola, na Cidade do Samba, por volta das 19h20 deste domingo (14), e fez algumas pichações no chão e em paredes do local. Nenhuma alegoria ou fantasia do Carnaval 2018, no entanto, foi danificada, conforme comprovam as imagens das câmeras de segurança do barracão, que registraram a ação das crianças (material em
anexo).

Nesta segunda-feira, os trabalhos no barracão transcorreram normalmente, com intensa movimentação de alegorias e o içamento da escultura da Estátua da Liberdade na parte externa do barracão.

A escola aproveita para esclarecer também que as ‘marcas’ no corpo da escultura da Estátua da Liberdade, vistas em fotos que circulam em grupos de whatsapp, são resultado do encaixe da obra que foi esculpida em três partes. Posteriormente, as emendas serão corrigidas pelo pintor de arte. Já as ‘marcas pretas’ da escultura são o efeito proposital de envelhecimento da pintura.

A direção da Portela nega os boatos que circulam em redes sociais dando outras versões para o incidente. Por fim, a diretoria informa que já reforçou a segurança no barracão após o episódio.

Segunda escola a desfilar na Segunda-feira de Carnaval, a Portela segue totalmente focada na luta pela conquista do seu 23º título.

 

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.