O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, foi preso na manhã desta terça-feira, 22, em operação do Ministério Público em conjunto com a Polícia Civil. Crivella foi detido em investigação que apura o que ficou conhecido como QG da propina na prefeitura. Ao ser detido, o prefeito se defendeu dizendo que “tirou dinheiro do Carnaval“, citando o corte de verba para as escolas de samba como algo positivo da sua gestão. Curiosamente, investigação apontam irregularidades justamente em contratos envolvendo a folia. Nas redes sociais, a turma do samba em geral comemorou a prisão de Crivella.
Mais:
Após viralizar na internet, Tia Surica não se arrepende de xingamento a Crivella: ‘foi espontâneo’
Candidatos das escolas de samba, Paes e Covas vencem no Rio e em São Paulo; relembre briga Crivella x Carnaval
Durante os quatro anos de gestão Crivella, o prefeito fez seguidos cortes na subvenção para as escolas de samba, até zerar os repasses, e chamava o Carnaval de “bebê parrudo que precisa ser desmamado”.
Veja as reações:
Alguns lembraram a declaração de Crivella no debate eleitoral da TV Globo, quando o prefeito debochou de Eduardo Paes por usar “chapéu de Zé Pilintra”.
O compositor de samba-enredo Thiago Souza, dos Marcheiros, escreveu uma marchinha, gravada por Marcos Frederico. Ouça abaixo.
O jornalista Leonardo Bruno lembrou do desfile da Mangueira de 2018, inspirado no corte de verba da prefeitura.
Naquele desfile, assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, Crivella foi retratado como Judas.
O próprio Vieira se pronunciou no Instagram:
O síndico do Sambódromo, José Carlos Machine, gravou um vídeo cantando uma verdão de “A macumba da nega é boa”, mas com o nome do prefeito eleito Eduardo Paes. E virou “a macumba do Paes”.
O sambista Leonardo Bessa gravou uma versão do samba do Salgueiro de 1971, “Festa para um Rei Negro”, famoso pelos versos “pega no ganzê, pega no ganzá”. O samba-enredo ficou marcado na gestão Crivella, tudo porque, na campanha em 2016, o bispo licenciado da Igreja Universal comemorou o apoio de dirigentes do samba cantando o clássico de Zuzuca.
Relembre:
O coletivo Carnavalize lembrou da escultura do “Crivella diabo”, feita para o desfile de 2019 da Acadêmicos do Sossego. A escola negava que se tratava do prefeito, mas obra acabou não indo para o desfile,
Divulgação A Portela anunciou nesta quinta-feira (4) o enredo da escola para o Carnaval 2025:…
Portela 2024 - Marco Terranova/Riotur Em um enredo - inspirado no livro "Um defeito de…
Em uma das fotos que mais circularam no Carnaval deste ano, o mestre de bateria…
Carro da Imperatriz empacado na concentração - Romulo Tesi O último carro da vice-campeã Imperatriz…
Anúncio da contratação de Renato e Márcia Lage pela Mocidade - Divulgação/Mocidade O casal Renato…
Annik Salmon e Guilherme Estevão - Foto: Mangueira A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta…