Após ameaça de vice, Lierj diz que respeita e não questiona decisão da Liesa sobre ascenso e descenso em 2020

Acadêmicos do Cubango em 2018 – Fernando Grilli/Riotur

A Lierj, que organiza os desfiles da Série A (principal divisão de acesso do Rio de Janeiro), divulgou uma nota nesta sexta-feira, 31, para afirmar que as escolas decidiram pelo ascenso de duas escolas para o Grupo Especial, e que a reivindicação foi apresentada à Liesa. O comunicado, porém, não menciona se a ideia foi aceita pela liga que reúne as agremiações da principal divisão do Carnaval.

O Setor 1 entrou em contato com as duas ligas. A Lierj afirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, que a Liesa manteve o formato original, com a queda de duas escolas para a Série A e ascenso de uma para o Especial. “A Lierj respeita a vontade da Liesa e não questiona tal decisão”, disse a liga da Série A.

Fique por dentro
Veja a ordem dos desfiles de 2020

Ao blog, a Liesa confirmou que o regulamento do Especial, já aprovado e divulgado, com a previsão de caírem duas agremiações e descer uma, está mantido.

A nota da Lierj foi divulgada após o vice-presidente da liga e da Porto da Pedra, Fábio Montibelo, ameaçar ir à Justiça para forçar a Liesa a aceitar o acesso das duas primeiras colocadas da Série A ao Grupo Especial de 2021. A declaração foi dada ao blog Roda de Samba, do jornal Extra, e publicada nesta sexta.

Mais:
Escola da Intendente Magalhães ainda não receberam dinheiro prometido pela prefeitura em outubro

Após 2 anos sem desfilar, Caprichosos de Pilares volta ao Carnaval na quarta divisão
Liesb anuncia ex-Série B com 26 escolas em 2021 e limita Livres
Série A do Rio terá duas escolas rebaixadas em 2020; campeã e vice da Intendente subirão

Leia a nota da Lierj na íntegra:

A Lierj (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) vem a público ressaltar o respeito para com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba), para que o Carnaval do Rio de Janeiro possa se fortalecer cada dia mais. Em meio a tantos contratempos, não se pode causar intrigas e divisões entre as agremiações que fazem o Maior Espetáculo da Terra, nem tampouco entre as entidades que as representam.

É importante frisar que a declaração do Vice-Presidente Fábio Montibelo, vinculada na imprensa, foi retirada de seu contexto. O assunto trata-se da quantidade de escolas que deveriam subir e/ou descer, traduzindo uma grande preocupação de todos os presidentes das agremiações filiadas à Lierj. “O acesso de duas escolas e descenso de outras duas é um desejo antigo, tanto dos Presidentes quanto das pessoas que acompanham o dia a dia do carnaval” – Explicou Fábio Montibelo, Vice-Presidente da Lierj.

O regulamento da Série A do Carnaval 2020 foi aprovado por unanimidade pelos Presidentes das agremiações filiadas. No documento consta a decisão referente ao descenso de 02 escolas do Grupo Especial para a Série A em 2021, assim como o acesso de 02 escolas da Série A para o Grupo Especial no próximo ano. Porém, em data posterior, durante reunião na sede da Liesa, a Lierj apresentou as reivindicações de todas as agremiações da Série A.

Outro ponto importante é o fato da Lierj sempre buscar o diálogo e respeitar o que é decidido pela plenária da Liesa. Vale lembrar que os ingressos da Série A estão sendo vendidos através da Central de Vendas da Liesa.

A Lierj salienta o profundo respeito ao Presidente da Liesa, Jorge Castanheira, entendendo a importância da parceria e do diálogo, como melhor caminho para o Carnaval do Rio de Janeiro. Fato é, que sempre buscamos respeitar o que é decidido pela plenária da Liesa. Temos certeza que em 2020 o Grupo Especial e a Série A farão mais um grande Carnaval, com as ligas e agremiações filiadas caminhando juntas em prol da nossa cultura.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.