No vídeo produzido para lançar a nova camisa do Fluminense, feita em homenagem a Cartola, um detalhe chamou a atenção de torcedores rivais. Em especial, os rubro-negros. Isso porque a mulher que representa Dona Zica, esposa do sambista, aparece usando o novo uniforme do Flu, nas cores da Estação Primeira de Mangueira: verde e rosa. A polêmica foi instalada nas redes sociais por um motivo: Zica era torcedora do Flamengo.
“Colocaram a Zica como tricolor? Tia Zica era muuuuuito Flamengo. Ela e Neuma! Ou é propagação de fake ou pouco conhecimento de quem pesquisou”, reclamou o jornalista Fred Soares, especialista em samba e carnaval, em postagem no X (ex-Twitter).
“A Dona Zica não é Flamengo??? Boa chance de mostrar que é possível rubro-negros e tricolores se respeitarem, mas mudar de time, nem pelo amor da sua vida!”, comentou na mesma rede social o ex-vice-presidente de Marketing do Flamengo, Daniel Orlean.
No entanto, teve rubro-negro que defendeu a ideia e imaginou que Dona Zica usaria orgulhosa a camisa do time rival, tudo por causa das homenagens a dois amores: Cartola e Mangueira.
“Quem acha que Dona Zica não usaria a camisa em homenagem ao Cartola e à Mangueira não entendeu nada família… Ela seria a primeira a vestir! O homenageado é o donos das cores mais marcantes do mundo”, escreveu o sambista Eryck Quirino, ritmista de várias escolas de samba e torcedor do Flamengo.
Torcedores de outros times também perceberam a Dona Zica “virando casaca” no vídeo e comentaram.
Houve também quem defendesse a iniciativa, alegando se tratar de uma “licença-poética”. Outros viram provocação do tricolor.
A camisa lançada pelo Fluminense nesta quarta-feira (11), dia em que Cartola completaria 115 anos, é verde com detalhes em rosa, as cores escolhidas pelo sambista para a Mangueira, escola da qual é um dos fundadores.
Cartola se tornou torcedor do Fluminense durante o período em que morou no bairro das Laranjeiras, que abriga o clube.
Leia também:
Como Dona Zica e um motorista atrasado ajudaram a criar clássica capa de Cartola
O dia em que Zeca Pagodinho subiu a Mangueira para uma foto com a ‘Patota de Cosme’
Veja o vídeo:
Veja a repercussão:
Divulgação A Portela anunciou nesta quinta-feira (4) o enredo da escola para o Carnaval 2025:…
Portela 2024 - Marco Terranova/Riotur Em um enredo - inspirado no livro "Um defeito de…
Em uma das fotos que mais circularam no Carnaval deste ano, o mestre de bateria…
Carro da Imperatriz empacado na concentração - Romulo Tesi O último carro da vice-campeã Imperatriz…
Anúncio da contratação de Renato e Márcia Lage pela Mocidade - Divulgação/Mocidade O casal Renato…
Annik Salmon e Guilherme Estevão - Foto: Mangueira A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta…