Fornecimento de carnaúba para União da Ilha terá história contada em documentário

Abre-alas da Ilha, coberto de carnaúba – Romulo Tesi

O desfile da União da Ilha em 2019 vai virar documentário. As últimas filmagens foram feitas na última segunda-feira, durante a apresentação da escola na Marquês de Sapucaí.

O filme é sobre o caminho que os materiais de carnaúba, usados no abre-alas da agremiação, fizeram desde a colheita da folha, região do Cariri, no Ceará, até o desfile.

“O filme vai mostrar todo o processo, incluindo colheita, secagem, tingimento e beneficiamento, feito em cima do projeto do primeiro carro”, contou o carnavalesco insulano, Severo Luzardo, ao blog.

O trabalho com a carnaúba envolveu 12 cooperativas, cerca de 1.200 pessoas, durante cinco meses.

“É preciso esperar amadurecimento da folha e depois que ela deixe de ser verde e fique no tom que a gente queria. Deu certo, eles mandaram tudo pronto, e ficou autêntico”, comemorou o carnavalesco, antes do desfile.

A Ilha foi a quarta escola a desfilar na segunda de Carnaval, com o enredo “A peleja poética entre Rachel e Alemcar avarandado do céu”.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.