Dispersão | Eleição na Imperatriz, ato por Luizinho, Witzel, Império da Tijuca

Imperatriz em 2018 – Fernando Grilli/Riotur

Votação
A Imperatriz Leopoldinense marcou para o próximo dia 6 de agosto o pleito para eleger o seu novo presidente, após a renúncia de Luiz Pacheco Drummond. De acordo com a convocação, publicada nesta quinta, a votação será às 19h, na quadra da escola, na Rua Professor Lacê, 235, em Ramos. O vencedor dará continuidade ao mandato de Luizinho, até 2021.

Prazo
O limite máximo para inscrição de chapas é duas horas antes do pleito – portanto, até as 17h.

Convocação publicada pela Imperatriz em jornal do Rio nesta quinta-feira

Renúncia
Luizinho deixou o posto na escola na última terça-feira, 23, momentos antes do sorteio que definiu a ordem dos desfiles da Série A – divisão em que a escola se apresentará no Carnaval 2020, após o rebaixamento este ano.

#FicaLuizinho
Nas redes sociais e grupos de WhatsApp, torcedores da Imperatriz estão organizando um ato de apoio a Luizinho. A turma pede que o patrono desista da renúncia e permaneça na presidência da escola. A manifestação está marcada para o próximo domingo, 28, às 15h, na porta da quadra em Ramos.

“Revolução”
“Luizinho Drummond é a alma da Imperatriz. Fez a história da escola e é um dos grandes idealizadores do que é o Carnaval, tornando-o hoje o maior espetáculo a céu aberto do mundo. A Imperatriz e o mundo do Carnaval devem respeito e gratidão a este homem que tanto fez pela cultura do nosso país. Luizinho revolucionou o Carnaval carioca imprimindo técnica e organização nos desfiles das escolas de samba. Neste momento de muito respeito, gresilenses, sambistas, torcedores e diversas escolas de samba aderiram à manifestação”, dizem os organizadores – em nota enviada ao Setor 1 – Elizabeth Rodrigues, Fábio Nunes e Robson Lourenço.

Expectativa
O grupo espera reunir cerca de mil pessoas no ato, com vários segmentos da Imperatriz. Foi feito um pedido para que as pessoas compareçam vestindo camisas da escola e portando bandeiras. Torcedores de outras agremiações também foram chamados. Uma carta foi enviada a Luizinho, para tentar fazer com que o dirigente mude de ideia. Veja abaixo:

Pedidos
Em comentários no perfil de Regina Celi no Instagram, seguidores pedem que a ex-presidente do Salgueiro assuma o posto deixado por Luizinho. Desde a renúncia, Regina vem demonstrando apoio publicamente ao comandante da Imperatriz, compartilhando, inclusive, uma convocação para o ato de domingo.

Mais:
Portela anuncia enredo inspirado em mito tupi-guarani e lembra genocídio indígena

Alcione rebate Bolsonaro por declaração sobre ‘paraíbas’ e pede respeito ao povo nordestino
Veja a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio em 2020
Mangueira imagina volta de Jesus Cristo, combate a intolerância e anuncia: ‘A verdade vos fará livre’

Witzel
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, enquanto tenta assumir o Sambódromo, trata de se aproximar da comunidade do samba. Até mesmo com grupos de dissidência, como o Livres, a liga de escolas da Intendente Magalhães descontentes com a Liesb. O governador chegou a vestir a camisa do grupo.

Candonga
Witzel também já se encontrou com Maurício de Jesus, filho de Candonga, responsável pela instituição que leva o nome do ex-guardião do segundo recuo da bateria – rebatizado como “Espaço Candonga”. O herdeiro de Candonga saiu satisfeito da reunião.

Em tempo
O encontro aconteceu dias depois que Witzel anunciou que pretende experimentar o cravo escarlate, bebida alcoolica, de receita misteriosa – e, garantem, de poderes afrodisíacos -, servida aos ritmistas desde a década de 1970, por iniciativa de Candonga.

Lierj
Superado o impasse sobre o comando na liga, a entidade que organiza os desfiles da Série A também espera pela oportunidade de falar diretamente com o governador do Rio.

Shhhh
O Império da Tijuca anunciou que realizará seu concurso de samba-enredo na quadra da Alegria da Zona Sul, ao lado do Sambódromo. A escola teve que “se mudar” por causa de uma interdição em seu espaço, no Morro da Formiga, por força de uma ação movida por um condomínio vizinho, que reclamou na Justiça do barulho dos ensaios. O Império tem 60 dias para dar tratamento acústico à quadra ou pagar multa de R$ 2 mil por dia em caso de descumprimento. A disputa começa no dia 10 de agosto. A final está marcada para 6 de setembro.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.