Home » Em ‘folia delirante’, Boi com Abóbora promove nova disputa entre desfiles antigos

Em ‘folia delirante’, Boi com Abóbora promove nova disputa entre desfiles antigos

Desfile da Imperatriz de 1996, campeão do Boi Beleza
Imperatriz de 1996, campeã do Boi Beleza 2021 – Wigder Frota

Em meados de 2020, previa-se a realização dos desfiles das escolas de samba em julho do ano seguinte, quando, imaginava-se, a pandemia de Covid-19 já teria perdido força e vacinação, embalado. Nada disso aconteceu, e a Marquês de Sapucaí continua vazia. Mas a turma do samba não vai ficar sem Carnaval: no lugar das apresentações inéditas, as escolas passarão pelo Boi Careta, a “micareta” do canal de YouTube Boi com Abóbora, que promove pela segunda vez, nos próximos dias 16 e 17, uma competição entre desfiles antigos.

“O Boi Beleza foi um sucesso gostoso e decidimos criar uma espécie de carinho na bolha nos mesmos moldes com esta micareta de desfiles. Ainda precisamos estar em casa até todo mundo se vacinar e nada melhor do que voltarmos à estética de uma folia delirante, quebrando tempo e espaço, fazendo com que as pessoas revivam grandes desfiles no conforto e segurança de seus sofás”, disse ao Setor 1 o jornalista Fábio Fabato, que comanda o “delírio folião” com a turma do canal – o carnavalesco André Rodrigues e os também jornalistas João Gustavo Melo e Rodrigo Hilário. Thayssa Menezes, do coletivo Sambistas da Depressão, completa o time de transmissão.

O Boi Careta é versão “fora de época” do Boi Beleza, realizado nas datas originais do Carnaval de 2021, consagrou a Imperatriz Leopoldinense de 1996. Na ocasião, as 12 escolas – ou quase isso – “desfilaram” na mesma ordem definida pelo sorteio da Liesa.

Agora a brincadeira cresceu: serão 17 agremiações, contando as 12 do Grupo Especial mais cinco convidadas: União da Ilha, Império Serrano, Caprichosos de Pilares, Estácio de Sá e Porto da Pedra. E um sorteio foi feito para definir a ordem das apresentações, com direito à transmissão pelo YouTube e trocas de posições entre as escolas, como na vida real.

Boi Careta 2021, nova versão do Boi Beleza. Carnaval fora de época

Os desfiles foram definidos por enquete, e o público optou por clássicos como Vila Isabel 2012 (o aclamado “Você Semba de Lá, Que Eu Sambo de Cá – O Canto Livre de Angola”) e Beija-Flor 2001 (“A Saga de Agotime, Maria Mineira Naê), apontado como desde já um dos favoritos ao título, que escapou no Carnaval real. (Veja a lista completa no fim do texto)

A campeã será definida pelo júri do concurso. São 50 jurados, sendo cinco por quesito – no Boi, Conjunto ainda vale nota. Os demais são os mesmos dos desfile real. As notas, porém, são fracionadas por meio ponto, sendo atribuídas de 5 a 10.

“Seguimos insistindo nos rituais da festa. Ou seja, tem que ter julgamento, apuração, polêmica. Escola de samba também traz a competição por característica e, por isso, mantivemos o julgamento e a vontade de boas polêmicas quando as notas forem abertas”, completa Fabato.

Agora, “micareta” com escola de samba? O termo, muito associado ao Carnaval fora de época no Nordeste, especialmente na Bahia, na verdade tem origem francesa. Como explica o próprio Boi:

“O termo micareta vem da expressão francesa “mi-carême”, que significa “meio da Quaresma”. Como o próprio nome diz, os primeiros carnavais fora de época da nossa história aconteceram na França do século XV, bem no meio da Quaresma, tempo estipulado pelo calendário católico-cristão para as pessoas se absterem dos prazeres terrenos”.

Primeira edição

O primeiro concurso promovido pela turma, o Boi Beleza, aconteceu nos dias 12 e 13 de fevereiro – sexta-feira e sábado do Carnaval sem desfiles, por causa da pandemia de Covid-19.

Na sexta, mais de 20 mil pessoas assistiram aos desfiles, comentados como se estivessem acontecendo ao vivo, desafiando “tempo e espaço”, como Fabato diz. O Boi teve abertura oficial com o prefeito Eduardo Paes – o próprio – e chegou aos trending topics – assuntos mais comentados – do Twitter.

Veja também:
Saiba quando cai o Carnaval em 2022
Liesa anuncia assinatura de contrato com prefeitura do Rio e confirma Carnaval de 2022
Tia Surica brinca e diz que Paes estava com medo da agulha: ‘falei pra deixar de palhaçada’

Senador Girão usa morte de Nelson Sargento para questionar eficácia da Coronavac e causa revolta nas redes sociais
CPI da Covid: Mandetta nega que Bolsonaro tenha pedido cancelamento do Carnaval

No segundo dia, porém, a live foi derrubada pela Globo quando ainda faltavam as apresentações de Unidos da Tijuca de 2004 e Vila Isabel de 1993. O canal ficou impedido de realizar novas lives momentaneamente. O ocorrido chegou a motivar um debate dentro da chamada “bolha” de Carnaval sobre a utilização das imagens dos desfiles, de valor histórico.

Na terça-feira, 16, com o canal restabelecido, o Boi anunciou os vencedores do Duju de Ouro – uma versão do Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, só que patrocinado pela marca de geleia de pimenta Duju. Os experts Luiz Antonio Simas, Rachel Valença, Felipe Ferreira, João Gustavo Melo e Fábio Fabato elegeram os melhores em categorias especiais. A Vila Isabel venceu como melhor escola. (Veja aqui a lista de vencedores do Duju)

Veja a ordem dos desfiles do Boi Careta:

SEXTA – 16 de julho (20h30)

Mocidade 2002
Portela 2014
União da Ilha 1994
Estácio de Sá 1993
Viradouro 2007
Caprichosos 2005
Salgueiro 2012
Unidos da Tijuca 2011

SÁBADO – 17 julho (20h30)

Vila Isabel 2012
São Clemente 2012
Império Serrano 2006
Grande Rio 2001
Imperatriz 2005
Mangueira 2003
Paraíso do Tuiuti 2019
Porto da Pedra 1997
Beija-Flor 2001

Veja quem são os jurados:

Júri do Boi Careta, que elegerá a campeã

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.