‘Exu mostra que o conhecimento está na rua, no samba’, diz pesquisador sobre o enredo da Grande Rio

Reprodução/YouTube

O historiador Vinícius Natal disse neste domingo, 14, ao comentar o enredo da Grande Rio de 2021, que Exu, protagonista do próximo desfile da escola, mostra outras fontes de conhecimento além dos livros.

“Conhecimento não é só livro. Como Exu mostra, o conhecimento está na rua, no samba, nos batuques, em todos os lugares que a gente gosta e transita”, afirmou Natal durante live da escola com os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, além de vários integrantes da agremiação de Duque de Caxias.

Repetindo a parceria anos anteriores, Natal trabalhou com Haddad e Bora na pesquisa do enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”. O desfile promete utilizar vários personagens para apresentar o orixá – entre eles a catadora de lixo Estamira, que teve a vida contada em um documentário do cineasta Marcos Padro.

Apesar da pobreza material marcante de Estamira, Natal revelou que o trio quer mostrar outra faceta da catadora do Jardim Gramacho.

“A gente não enxerga a imagem da Estamira como uma mulher, negra, que mora no lixão, a gente sabe que isso tem toda uma problemática envolvida. A gente não vai explorar essa imagem da pobreza dela. A gente coloca a Estamira no lugar de intelectual, uma filósofa, uma produtora de uma reflexão sobre o pensamento”, disse o pesquisador sobre a personagem, que se comunicava com Exu por meio de um telefone. O título do enredo foi inclusive tirado da saudação de Estamira ao orixá durante esses telefonemas.

Exu amigo

Natal também mencionou a importância de um “novo olhar” sobre o orixá, muito associado em várias culturas cristãs com o diabo.

“O enredo parte muito de um novo olhar, enxergar novas epistemologias, novas formas de produção de conhecimento. Todo mundo é criado na escola aprendendo e associando a imagem de que Exu é o diabo, uma coisa ruim”, declarou o historiador, mencionando o episódio durante uma live da Teresa Cristina na madrugada do último sábado, 13, que dedicou parte da sua apresentação a Exu. Ao reagir a um comentário de uma seguidora, que disse ter medo de Exu, a cantora tratou de acalmar a fã e explicar, didaticamente, quem é o orixá.

“Exu é nosso amigo, está no nosso cotidiano, em tudo que a gente faz”, afirmou Natal.

Na live, Bora e Haddad falaram mais sobre o enredo, como a ideia nasceu, fruto em parte de outros carnavais da dupla, e como pretendem trabalhar para o desfile.

Assista à live na íntegra:

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Posts Recentes

Milton Nascimento é o enredo da Portela no Carnaval 2025; cantor comemora: “a nossa procissão sai de Madureira”

Divulgação A Portela anunciou nesta quinta-feira (4) o enredo da escola para o Carnaval 2025:…

9 meses atrás

“Teu filho venceu, mulher”: mães dos carnavalescos da Portela narram trajetória dos artistas; leia os depoimentos

Portela 2024 - Marco Terranova/Riotur Em um enredo - inspirado no livro "Um defeito de…

10 meses atrás

Capa do CD? Ciça aprova brincadeira com foto jogando baralho na concentração da Viradouro

Em uma das fotos que mais circularam no Carnaval deste ano, o mestre de bateria…

10 meses atrás

Carro da Imperatriz quebra e atrasa em mais de 1h a Viradouro, que desfila fora de ordem

Carro da Imperatriz empacado na concentração - Romulo Tesi O último carro da vice-campeã Imperatriz…

10 meses atrás

Renato Lage está de volta à Mocidade após 22 anos

Anúncio da contratação de Renato e Márcia Lage pela Mocidade - Divulgação/Mocidade O casal Renato…

10 meses atrás

Sétima colocada em 2024, Mangueira demite dupla de carnavalescos

Annik Salmon e Guilherme Estevão - Foto: Mangueira A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta…

10 meses atrás
Advertisement