Governo anuncia pagamento de R$ 20,5 milhões da Refit às escolas de samba

Desfile da Viradouro campeão de 2020 – Fernando Grilli/Riotur

O governo do Rio de Janeiro anunciou que o patrocínio da Refit (Refinaria de Manguinhos) ao Carnaval 2020 foi pago nesta terça-feira, 10, às escolas de samba do Grupo Especial. O valor total é de R$ 20,5 milhões, a serem divididos entre as 13 agremiações.

A Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa informou ao Setor 1 que o patrocínio foi feito diretamente à Liesa, e não com a Lei de Incentivo à Cultura, como aconteceu em 2019 e fora previsto para 2020. O mecanismo, utilizado pela Light para apoiar as escolas de samba no ano passado, prevê renúncia fiscal de ICMS por parte da empresa incentivadora.

Ainda assim, o governo informou que intermediou as negociações entre a empresa e a liga por meio do subsecretário de Grandes Eventos, Ruan Lira.

O anúncio do patrocínio aliviou as escolas de samba, que não contaram este ano com a verba municipal. O prefeito Marcelo Crivella cumpriu o prometido e cortou integralmente a subvenção das agremiações do Grupo Especial e da Série A.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.