Jimmy Page vê influência das baterias de escola de samba em solo do ex-baterista do Led Zeppelin

“Bonzo’s Montreux”, música do Led Zeppelin, teve influência das baterias da escolas de samba brasileiras. Quem afirma é o próprio ex-guitarrista da banda inglesa, Jimmy Page.

Em post no Instagram nesta quinta-feira, 12, ao relembrar a sessão de gravação da faixa, Page afirma que o baterista do grupo, John Bonham, buscou inspiração na sonoridade dos ritmistas.

“Eu tenho certeza que a inspiração de John veio das escolas de samba brasileiras”, afirma Page.

O guitarrista conta que havia comprado um harmonizador que permitia, em certa configuração, chegar a um som próximo de um tambor de aço. O equipamento foi utilizado justamente na gravação de Bonham.

A música – na verdade um solo com algumas intervenções eletrônicas de Page -, apesar de gravada em 12 de setembro de 1976, na Suíça, só foi lançada em 1982, dois anos após a morte de Bonham, no álbum “Coda”, com sobras de estúdio e faixas inéditas.

Ouça o resultado aqui (relançamento remasterizado de 1993): https://www.youtube.com/watch?v=gaSnMZ973V4

Em 2010, Page esteve no Rio de Janeiro e visitou Portela, Beija-Flor e Mangueira. Recentemente ele relembrou a passagem no Instagram, com foto e vídeo. Veja aqui.

Page posa com passistas – Reprodução/Instagram

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.