Home » Liesb anuncia ex-Série B com 26 escolas em 2021 e limita Livres

Liesb anuncia ex-Série B com 26 escolas em 2021 e limita Livres

Intendente Magalhães

A Liesb, liga responsável por quase todas as divisões da Intendente Magalhães, anunciou nesta segunda-feira, 27, que seu Grupo Especial, ex-Série B, equivalente ao terceiro escalão do Carnaval carioca, receberá em 2021 as sete primeiras escolas de samba do Acesso (ex-Série D) de 2020. Este, por sua vez, acolherá apenas a última colocada do Especial.

Com isso, a última divisão antes da Série A terá 26 agremiações no próximo ano. A medida dificulta, pelo menos, o compartilhamento da terça-feira de Carnaval com a Livres, liga dissidente, como será feito em 2020.

Mais:
Veja a ordem dos desfiles em 2020

Liesb anuncia ex-Série B com 26 escolas em 2021 e limita Livres

Pelo acerto entre as entidades, após mediação da Riotur, as agremiações dividirão a noite: primeiro, a partir das 19h, desfilam as escolas do Especial Liesb. Depois, as da Livres.

Atualmente, o Especial da Intendente conta com 20 escolas – 12 na segunda-feira e outras oito na terça.

Com 26 escolas no Especial em 2021, serão, em tese, 13 em cada dia, sobrando pouco tempo para uma eventual apresentação da Livres em uma das noites.

Em nota, a Livres reagiu dizendo que não reconhece a criação do Especial da Intendente. A liga afirma que o regulamento de 2019 não prevê a existência do grupo, nascido da fusão das séries B e C. (Veja o comunicado ao fim do post)

A Liesb também confirmou, conforme antecipado pelo blog, que duas escolas subirão do Especial para a Série A, que terá duas rebaixadas em 2020. Segundo a entidade, a Riotur foi informada pela Lierj que receberá apenas agremiações da Liesb. Com isso, a Livres ficaria isolada e com apresentações fora de competição, apenas como exibição.

Já o Acesso contará com as oito primeiras agremiações na classificação final do Grupo de Avaliação (antiga Série E), que receberá a última colocada da penúltima divisão.

Mais:
Ultra-conservadores de hoje representam os que tramaram a condenação de Jesus, diz Leonardo Boff sobre ataques à Mangueira

Diretor da Liesa praticamente descarta ensaios técnicos em 2020
Pastor Caio Fábio compara samba da Mangueira de 2020 ao evangelho de Jesus e critica fanatismo religioso; assista
Vote! Qual é o melhor samba do Grupo Especial do Rio de 2020?
Com Elza Soares, pai de santo e volta de Jesus Cristo, Carnaval 2020 será marcado pela crítica social; conheça os enredos

Jurados

A Liesb informou que terá estrutura e jurados próprios, “sem qualquer tipo de compartilhamento no processo de desfiles, apuração e resultados” com a Livres. Segundo a entidade, as escolas da Livres estão fora da competição da Liesb.

“As agremiações dissidentes da Liesb, que optaram em desfilar por outra liga no carnaval 2020, estão excluídas em definitivo dos quadros associativos da instituição, conforme decisão unânime dos presidentes, votada em Assembleia Extraordinária, no último sábado (25)”, informa a Liesb.

O blog apurou que a Riotur nomeará os jurados que atuarão na Intendente Magalhães. Segundo a Liesb, porém, as escolas terão poder de veto nos nomes.

NOTA OFICIALVenho, pela presente, na qualidade de Presidente Administrativa da LIVRES, diante da nota veiculada pela…

Publicado por Livres – Liga Independente Verdadeira Raízes das Escolas de Samba em Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • a união sem fará a força… como no jiu jitsu onde o brasil é forte mas desorganizado… esta acontecendo no carnaval liga.liga.liga.liga… veja o caso da livre o pessoal da tradição não aprendeu em sair da portela e criar a tradição agora vai para um novo caminho é melhor encarar a uma liga só e demonstrar na avenida que faz samba de verdade do que ficar criando ligas e ligas…