Home » Lins Imperial e Em Cima da Hora vencem na Intendente e voltam à Sapucaí; Tradição é campeã na Livres, mas futuro é incerto

Lins Imperial e Em Cima da Hora vencem na Intendente e voltam à Sapucaí; Tradição é campeã na Livres, mas futuro é incerto

Pinah no desfile campeão da Lins Imperial – Gabriel Monteiro/Riotur

A Lins Imperial foi campeã do Grupo Especial da Intendente Magalhães, da Liesb, equivalente ao terceiro grupo, e subiu para a Série A de 2021. A escola faturou o título com uma apresentação que homenageou Pinah, a “Cinderela negra”, da Beija-Flor.

Junto dela vai a Em Cima da Hora, vice. Com isso, ambas voltam a desfilar na Marquês de Sapucaí no próximo ano. Última colocada, Jardim Bangu vai para o Acesso da Intendente.

A apuração aconteceu nesta quinta-feira, 27, mesmo dia da leitura das notas da Livres, a liga de escolas dissidentes insatisfeitas com a gestão da Liesb. Em guerra desde o fim do Carnaval de 2019, os grupos não chegaram a um acordo e desfilaram em competições diferentes, cada uma com seus jurados, mas na mesma Estrada Intendente Magalhães.

A Tradição foi a campeã e, segundo a Livres, terá um lugar na Série A de 2021. E é esta a indefinição que persiste até o momento na disputa entre as ligas.

O regulamento da Lierj não menciona a Livres, e diz que somente as duas primeiras do Grupo Especial da Liesb subirão para a Série A.

Abaixo, trecho do regulamento da Lierj que trata sobre o assunto:

Ainda assim, a Livres acredita que conseguirá emplacar a Tradição na Série A. O Carnaval 2020, portanto, não deve acabar nesta quinta.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Tradição, já com o dia claro no Campinho – Gabriel Monteiro/Riotur

Atraso

As apresentações das duas ligas aconteceram na mesma noite: primeiro as oito escolas da Liesb; depois, as seis da Livres. Todas desfilaram, mas as da Livres reclamam das condições com que cruzaram a Intendente.

Segundo a liga dissidente, havia uma previsão de entrega da avenida por parte da Liesb às 2h, aproximadamente, mas o Arame de Ricardo, primeira da Livres, desfilou já perto das 4h.

A Alegria da Zona Sul, última a desfilar, passou perto das 9h, para a revolta do presidente da agremiação, Marcos Vinícius de Almeida.

Antes do desfile, Almeida fez um discurso inflamado, criticando o atraso da Liesb e a culpando a gestão da Riotur,

Justificativas

A Liesb prometeu divulgar as justificativas das notas no prazo de 15 dias. Essa era uma das reclamações da Livres: a falta de transparência na publicação das explicações dos jurados. Até o ano passado, as justificativas tinham que ser solicitadas pessoalmente na sede da liga. Ainda assim, as escolas só podiam pedir as suas próprias, e não das demais,

Veja a classificação do Grupo Especial da Intendente – Liesb (em negrito as escolas que sobem para a Série A):

1ª – Lins Imperial
2ª – Em Cima da Hora
3ª – União do Parque Curicica
4ª – Império da Uva
5ª – Acadêmicos do Engenho da Rainha
6ª – União de Jacarepaguá
7ª – Arranco do Engenho de Dentro
8ª – Unidos de Vila Santa Tereza
9ª – União do Parque Acari
10ª – Botafogo Samba Clube
11ª – Unidos de Vila Kennedy
12ª – Difícil é o Nome
13ª – União de Maricá
14ª – Independentes de Olaria
15ª – Unidos do Jacarezinho
16ª – Flor da Mina do Andaraí
17ª – Unidos de Villa Rica
18ª – Sereno de Campo Grande
19ª – Passa Régua
20ª – Acadêmicos do Jardim Bangu

Veja a classificação da Livres:

1ª – Tradição (campeã)
2ª – Alegria da Zona Sul
3ª – Unidos de Lucas
4ª – Siri de Ramos
5ª – Vizinha Faldeira
6ª – Arame de Ricardo

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.