O compositor Leandro Almeida, da Mangueira, morreu na madrugada desta quarta-feira, 29, no Rio de Janeiro.
Leandro faleceu horas depois de vencer a disputa de samba da Mangueira para o Carnaval de 2022. Na manhã de terça, 28, a obra da parceria da qual fazia parte, com Moacyr Luz, Pedro Terra e Bruno Souza, foi declarada campeã após apresentação na Cidade do Samba, na região central do Rio.
Em contato com o Setor 1, o parceiro e amigo Pedro Terra revelou que o sambista estava internado e lutava contra um câncer no pulmão. O compositor teve a doença diagnosticada este ano, em meados de julho, durante a disputa de samba na escola.
“Vencer essa disputa era um sonho que vinha sendo construído. Ele resistiu bravamente até poder descansar com o sonho realizado”, disse Terra, finalista com Leandro na mesma Mangueira para o Carnaval de 2020.
“Era um samba importante para ele. Tínhamos um trecho que dizia ‘o danado do samba me fez renascer’. E o de 2022 define o Leandro pela paixão que ele tinha pela Mangueira, quando diz ‘não é brincadeira, sou apaixonado'”, declarou Terra, vizinho de Leandro e com quem compartilhava a idolatria por Cartola, um dos homenageados no enredo da Mangueira do próximo Carnaval.
“Sei o quanto isso era importante para ele. Sei que ele aguardou esse resultado para partir realizado”, concluiu Terra.
Hospitalizado, Leandro não participou da apresentação, gravada para exibição na TV Globo no próximo dia 16 de outubro.
Leandro era gaúcho e, antes de vencer na Mangueira, havia feito sambas para as escolas do Carnaval de Porto Alegre.
Veja também:
Veja quando cai o Carnaval em 2022
Veja a ordem dos desfiles do Carnaval 2022
Confira o resultado do Carnaval 2020 de São Paulo
Confira o resultado do Carnaval 2020 no Rio de Janeiro
Como Dona Zica e um motorista atrasado ajudaram a criar clássica capa de Cartola
Império Serrano repudia uso de ‘Aquarela Brasileira’ em manifestação bolsonarista
O enredo da Mangueira, que terá o samba de Leandro e parceiros como trilha sonora, foi batizado como “Angenor, José e Laurindo”, sobre três baluartes da escola: Cartola, Jamelão e Mestre Delegado. O desfile está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira.
Em comunicado, a Mangueira lamentou a morte de Leandro e desejou “muita luz para que ele siga sua caminhada e aos familiares, parceiros e amigos desejamos muita força, fé e a certeza de que ele permanecerá sempre presente em seus corações”.
A Estação Primeira de Mangueira vem comunicar o falecimento do compositor DIONI LEANDRO GOMES DE ALMEIDA, ocorrido na madrugada de hoje 29 de setembro, LEANDRO ALMEIDA em parceria com Moacyr Luz, Pedro Terra e Bruno Souza é compositor do Samba que a Mangueira levará para a Sapucaí no Carnaval 2022. Desejamos muita luz para que ele siga sua caminhada e aos familiares, parceiros e amigos desejamos muita força, fé e a certeza de que ele permanecerá sempre presente em seus corações.
Divulgação A Portela anunciou nesta quinta-feira (4) o enredo da escola para o Carnaval 2025:…
Portela 2024 - Marco Terranova/Riotur Em um enredo - inspirado no livro "Um defeito de…
Em uma das fotos que mais circularam no Carnaval deste ano, o mestre de bateria…
Carro da Imperatriz empacado na concentração - Romulo Tesi O último carro da vice-campeã Imperatriz…
Anúncio da contratação de Renato e Márcia Lage pela Mocidade - Divulgação/Mocidade O casal Renato…
Annik Salmon e Guilherme Estevão - Foto: Mangueira A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta…