Luto no samba. Morreu neste domingo o compositor Barbeirinho do Jacarezinho, aos 67 anos, no Rio de Janeiro.
O sambista não resistiu às complicações de um acidente doméstico, em que bateu fortemente com a cabeça, ocorrido na última quarta-feira, e veio a falecer.
Ele estava internado no Hospital Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi mantido em coma.
Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.
Carlos Roberto Ferreira César, seu nome de batismo, também era presidente da escola de samba Unidos do Jacarezinho, atualmente no Grupo B do Carnaval carioca. As atividades da agremiação marcadas para os próximos dias foram canceladas. As informações foram confirmadas pela assessoria de comunicação da escola.
Barbeirinho, que ganhou esse apelido por ser filho de barbeiro, é um dos principais compositores de Zeca Pagodinho.
Algumas das músicas de maior sucesso de Zeca são de autoria de Barbeirinho, em parceria com Luiz Grande (que morreu em julho deste ano) e Marcos Diniz, filho de Monarco. “Caviar”, “Dona Esponja”, “Conflito” e “Parabólica” entre elas.
Os três formaram o grupo Trio Calafrio, nome dado por Zeca, e gravaram um álbum em 2003. Na capa, o trio aparece atravessando em fila, junto de um menino, numa típica rua suburbana carioca, em clara referência ao disco Abbey Road, dos Beatles.
Bezerra da Silva também gravou músicas de Barbeirinho, com destaque para “Aperta o cinto”.
A Unidos do Jacarezinho publicou uma nota de pesar:
A diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Jacarezinho comunica o falecimento do sambista, compositor e presidente da escola, Carlos Roberto Ferreira César, popularmente conhecido como Barbeirinho. Após se acidentar, batendo com a cabeça, Barbeirinho, de 67 anos, teve morte encefálica e na tarde deste domingo, 17, não resistiu e veio a falecer no hospital Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Barbeirinho nasceu em 30 de julho de 1950, constituiu vida e carreira na comunidade do Jacarezinho como um dos grandes compositores da música popular brasileira. Sua primeira composição ‘Aperta o Cinto’ foi gravada por Bezerra da Silva e posteriormente outros sambistas deram voz às suas obras, como Arlindo Cruz, Valmir Barbosa e Zeca Pagodinho, que também batizou o Trio Calafrio, formado por Barbeirinho, Luiz Grande e Marcos Diniz.
Barbeirinho ocupava o cargo de Presidente da Unidos do Jacarezinho e deixa, além dos segmentos e componentes da Tricolor Suburbana, a mulher, filhos e netos.
Assim que confirmadas, as informações sobre velório e sepultamento serão publicadas nas redes sociais da Unidos do Jacarezinho.
Divulgação A Portela anunciou nesta quinta-feira (4) o enredo da escola para o Carnaval 2025:…
Portela 2024 - Marco Terranova/Riotur Em um enredo - inspirado no livro "Um defeito de…
Em uma das fotos que mais circularam no Carnaval deste ano, o mestre de bateria…
Carro da Imperatriz empacado na concentração - Romulo Tesi O último carro da vice-campeã Imperatriz…
Anúncio da contratação de Renato e Márcia Lage pela Mocidade - Divulgação/Mocidade O casal Renato…
Annik Salmon e Guilherme Estevão - Foto: Mangueira A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta…