Nova ‘queridinha’ da esquerda, Tuiuti lança samba de 2019; veja o clipe

A Paraíso do Tuiuti lançou nesta segunda-feira o samba da escola para o Carnaval 2019. A obra foi feita sob encomenda para o enredo da agremiação no próximo ano, “O Salvador da Pátria”, sobre um bode que foi ‘eleito’ vereador no Ceará.

A sinopse é cheia de referências ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No samba, porém, as possíveis analogias ficaram mais discretas. O desfile está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos.

O samba leva a assinatura de Claudio Russo, Moacyr Luz, Jurandir, Aníbal e Dona Zezé. Veja o clipe abaixo:

O protagonista do enredo é o bode Ioiô, um dos personagens cearenses mais famosos localmente, mas pouco conhecido fora do estado. O bicho chegou a Fortaleza em 1915, seguindo os passos dos retirantes que se mudaram para a capital para escapar da seca. Na cidade, ficou tão famoso pelas andanças que ganhou a simpatia das pessoas – sobretudo pelos boêmios, e dizem que até cachaça ele bebia. Em 1922, com as eleição em cédulas de papel, Ioiô foi eleito vereador, como forma de protesto da população. Mas, apesar do desejo popular, o bode nunca tomou posse.

No entanto, a sinopse faz menções a outro famoso e controverso personagem político brasileiro: o ex-presidente Lula, mesmo sem citar o petista uma vez sequer no texto. Mas as referências podem ser lidas no texto: tal como Ioiô, Lula foi retirante e saiu do interior com a família em busca de sobrevivência.

Lula carregado pelo povo em São Bernardo do Campo (SP), no dia em que o petista se entregou à Polícia Federal – Francisco Proner/Reuters

“Vocês que fazem parte dessa massa irão conhecer um mito de verdade: nordestino, barbudo, baixinho, de origem pobre, amado pelos humildes e por intelectuais, incomodou a elite e foi condenado a virar símbolo da identidade de um povo. Um herói da resistência!”, diz o carnavalesco no texto, usando trecho de “Admirável Gado Novo”, de Zé Ramalho e apresentando o bicho com algumas das características que cabem numa descrição do ex-presidente – dependendo do ponto de vista -, atualmente preso em Curitiba.

Em outro trecho, uma referência mais explícita cita um argumento defendido pela força-tarefa da Lava Jato para condenar Lula no processo da triplex do Guarujá: “Não posso provar, mas tenho total convicção da autenticidade de tudo o que a ele atribuíram…”.

Expectativa

Por conta do sucesso feito no Carnaval 2018, principalmente pelo desfile sobre a escravidão, com críticas ao presidente Michel Temer e à Reforma Trabalhista, a Tuiuti será uma das atrações mais esperadas em 2019 – sobretudo nas fileiras à esquerda da política brasileira.

Na apuração deste ano, quando ergueu o troféu do vice-campeonato inédito, a escola motivou a presença de entidades de defesa dos trabalhadores e partidos políticos. Ainda que a diretoria tenha afirmado mais de uma vez que não escolhe lado na política, parte da tribo da esquerda já se sente representada pela Tuiuti.

Leonardo Moraes, o ‘Temer vampiro’ da Tuiuti, sem a faixa presidencial no Desfile das Campeãs – Foto: Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.