Home » Portela anuncia enredo sobre os baobás e ancestralidade para o Carnaval 2021

Portela anuncia enredo sobre os baobás e ancestralidade para o Carnaval 2021

A Portela anunciou nesta sexta-feira, 3, seu enredo para o Carnaval 2021: “Igi Osè Baobá”, sobre os baobás, as gigantescas árvores originárias da África.

O enredo será desenvolvido pelo casal de carnavalesco Renato e Márcia Lage, que vão para o segundo desfile na agremiação.

“A importância dos baobás será mostrada, ainda, através de aspectos como ancestralidade, religiosidade, identidade e memória, entre outros. A presença de baobás no Brasil e o legado cultural dos milhões de seres humanos escravizados trazidos da África também terão destaque no desfile da escola”, anunciou a escola em comunicado.

Ainda não houve a divulgação da sinopse.

“A humanidade respira novos ares, e a Portela está conectada com este momento. O baobá é o alicerce, a representação da distância, da dor, da saudade, da incerteza e da esperança de voltar. Além disso, simboliza resistência. Por tudo isso é considerada a árvore da vida”, afirma o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, em declaração divulgada à imprensa.

A Portela já está vendendo a camisa do enredo, que pode ser comprada na loja da agremiação.

A escola também divulgou um vídeo de apresentação, com a música “Sodade”, da cantora cabo-verdiana Cesária Évora, e imagens da África e de árvores tema do enredo no Brasil, como Baobá do Poeta, em Natal (RN) e da Maria Gorda, na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. O filme ainda homenageia figuras importantes da escola, como Paulo da Portela, Monarco e toda Velha Guarda.

Assista:

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.