Categorias: Porto Alegre

Cancelado: Porto Alegre não terá desfile competitivo em 2018; Porto Seco teve cabos furtados

O Carnaval de Porto Alegre (RS) não terá desfiles competitivos em 2018. A decisão foi tomada após reunião entre os presidentes das escolas de samba nesta quarta-feira.

No lugar da disputa, as agremiações das séries Ouro, Prata e Bronze apenas farão celebrações, sem carros ou fantasias, em um local a ser escolhido, nos dias 23 e 24 de março. O mais provável é que essas apresentações aconteçam na avenida Borges de Medeiros, onde aconteciam os desfiles antes da abertura do Complexo Cultural Porto Seco.

A Liga das Escolas de Samba de Porto Alegre e UECGAPA (União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre) divulgarão em breve uma carta explicando com mais detalhes os motivos da desistência, além de anunciar os planos para 2019.

De acordo com informações da Band RS, uma vistoria no Porto Seco, lugar dos desfiles, revelou que todos os cabos de energia elétrica haviam sido furtados – muito mais do que o estimado, acima do orçamento feito inicialmente para a nova instalação. Por conta de outros roubos, alguns barracões já estavam sem luz há meses.

Um dos motivos do cancelamento foi justamente a falta de verba para os reparos, além do pouco tempo para conseguir um parceiro para a montagem da estrutura dos desfiles. Contribuiu para o problema a desconfiança por parte de alguns possíveis patrocinadores, por conta da incerteza sobre a realização do evento.

Em dezembro último, o Porto Seco foi cedido pela administração municipal à Liga, que poderá explorar comercialmente o local com eventos e shows. No entanto, como a medida aconteceu apenas recentemente, a entidade apenas herdou os antigos problemas do complexo – incluindo a falta de energia elétrica.

Desde que o atual prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Júnior, assumiu, em janeiro do ano passado, mas escolas enfrentam sérios problemas para realizar os desfiles. A Prefeitura de Porto Alegre não repassa verba para as agremiações.

Colabore:
Tem desfile aí? Ajude a mostrar onde há Carnaval pelo Brasil

 

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Compartilhar
Publicado por
Romulo Tesi

Posts Recentes

Milton Nascimento é o enredo da Portela no Carnaval 2025; cantor comemora: “a nossa procissão sai de Madureira”

Divulgação A Portela anunciou nesta quinta-feira (4) o enredo da escola para o Carnaval 2025:…

8 meses atrás

“Teu filho venceu, mulher”: mães dos carnavalescos da Portela narram trajetória dos artistas; leia os depoimentos

Portela 2024 - Marco Terranova/Riotur Em um enredo - inspirado no livro "Um defeito de…

9 meses atrás

Capa do CD? Ciça aprova brincadeira com foto jogando baralho na concentração da Viradouro

Em uma das fotos que mais circularam no Carnaval deste ano, o mestre de bateria…

9 meses atrás

Carro da Imperatriz quebra e atrasa em mais de 1h a Viradouro, que desfila fora de ordem

Carro da Imperatriz empacado na concentração - Romulo Tesi O último carro da vice-campeã Imperatriz…

9 meses atrás

Renato Lage está de volta à Mocidade após 22 anos

Anúncio da contratação de Renato e Márcia Lage pela Mocidade - Divulgação/Mocidade O casal Renato…

9 meses atrás

Sétima colocada em 2024, Mangueira demite dupla de carnavalescos

Annik Salmon e Guilherme Estevão - Foto: Mangueira A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta…

9 meses atrás
Advertisement