São Clemente demite o carnavalesco João Vitor Araújo

João Vitor Araújo, carnavalesco – Reprodução/Instagram

A São Clemente demitiu nesta sexta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, o carnavalesco João Vitor Araújo. O artista é um dos raros carnavalescos negros em atividade, o único de pele preta no Grupo Especial. Araújo confirmou a informação de sua saída ao Setor 1.

O carnavalesco recebeu o comunicado do seu desligamento por mensagem de celular, no início desta noite. Ele havia sido contratado este ano para desenvolver o desfile de 2021 em parceria com Tiago Martins, que segue no posto.

Araújo trabalhava no desenvolvimento do enredo “Ubuntu”, de temática afro, sobre a filosofia com origem nos povos bantus que significa “humanidade” e trata da importância dos laços entre as pessoas. O enredo foi proposto pela escola, e segundo apuração do blog, o carnavalesco foi informado do tema no dia do lançamento.

O carnavalesco tem 35 anos e trabalha nos barracões desde muito jovem. Considerado um dos artistas mais talentosos do Carnaval, Araújo já assinou desfiles aclamados na Rocinha, Unidos de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti e Viradouro, onde foi campeão da Série A em 2014.

Nas redes sociais, o carnavalesco publicou uma mensagem de despedida mencionando o dia da Consciência Negra e a morte João Alberto Silveira Freitas, homem negro espancado até a morte em Porto Alegre, na noite da última quinta-feira, 19.

“Eu continuarei”

“Neste dia da tal ‘consciência negra’, estamos tão feridos com a morte absurda que nos agride todos os dias mas que, na última madrugada, teve um simbolismo maior. Foi um sinal para nos colocar em nossos ‘devidos lugares’? Se foi, entendam, continuaremos duros e fortes neste caminho. Eu continuarei. Continuarei porque muitos me inspiram a continuar e eu sei que minha luta vai inspirar muitos outros. Continuarei porque meu maior combustível é o sonho e nesta estrada não se sonha sozinho”, escreveu Araújo.

O artista mencionou também o enredo da São Clemente para 2021.

“Ubuntu é uma filosofia que diz que pessoas são mais importantes que coisas, valorizar a comunhão e vencer na coletividade, é ter maturidade para desvalorizar o preconceito e valorizar a essência. Ubuntu é um pensamento PRETO, Ubuntu está todo dia nos terreiros, nas nossas casas. Ubuntu é tudo, menos este país que nos exclui e mata. Quando o Brasil se enxergar como preto, talvez, nem seremos mais Brasil. Pelo menos não este que aí está”, concluiu.

A escola

Procurada pela blog, a assessoria de comunicação da São Clemente confirmou a demissão do carnavalesco e publicou a ficha técnica já sem Araújo.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.