Home » ‘Saravá, Umbanda!’ é o enredo da Alegria da Zona Sul para 2019

‘Saravá, Umbanda!’ é o enredo da Alegria da Zona Sul para 2019

A Alegria da Zona Sul, da Série A do Rio de Janeiro, fará um desfile de temática religiosa em 2019.

A escola anunciou nesta segunda-feira o enredo “Saravá, Umbanda!”, sobre, como o título já diz, a religião brasileira que sintetiza elementos de crenças de matriz africana e cristã.

“O enredo contará a história da Umbanda através das palavras de um sábio Preto Velho, e tem por objetivo fazer uma grande propagação de caridade, amor e fé”, diz post publicado pela agremiação.

Por enquanto não há muitas pistas, mas o desfile abre espaço para crítica, social ou política, nova onda do Carnaval carioca, ainda mais em tempos de intolerância religiosa – tema, inclusive, da Acadêmicos do Sossego, também da Série A, em 2019.

Em 2018, a Alegria ficou em 8º lugar com o desfile sobre Luiza Mahin, a ex-escrava e líder rebelde de várias revoltas de povos negros da Bahia no século 19. Na ocasião, a escola levantou na Sapucaí a bandeira da tolerância religiosa.

Alegria da Zona Sul 2019 – Raphael David/Riotur

Junto do anúncio, a escola divulgou um texto do pesquisador Diego Araújo. Leia abaixo:

No Carnaval 2019, a vermelho e branco propõe uma grande celebração de fé. Através das sagradas tradições da Umbanda, apresentaremos ao mundo um ato desmistificador desta religião genuinamente brasileira, e que, há mais de um século traz as mensagens de aruanda para este plano físico onde habitamos.

Imersa nos princípios da propagação do amor e da caridade, a Umbanda reúne em suas liturgias a presença de mentores espirituais, popularmente chamado de guias. São os seres de luz que trabalham nas 7 linhas que irradiam energia dos divinos orixás para que sejam atendidos os pedidos daqueles que buscam o auxílio dos terreiros espalhados por todo Brasil.

Essa história será conduzida na Marquês de Sapucaí pela sabedoria de um Preto Velho, que apresentará todos os elementos pertinentes a liturgia umbandista. Trará consigo a espontaneidade de Exu e Pomba-gira. O poder de cura dos Caboclos. A alegria das Crianças. O encanto do povo cigano. A mandinga dos baianos, a firmeza dos malandros e a temperança dos boiadeiros. E lá das ondas do mar, virão os marinheiros e sereias para lavar todas as impurezas dos nossos dias.”

Então é isso. Vamos com tudo por que o carnaval de 2019 começou.
Não fique de fora. Venha celebrar essa fé com a gente!
#carnaval2019 #SaravaUmbanda #vemdealegria

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.