Ubuntu é o enredo da São Clemente para 2021. Carnavalesco negro desabafa: nosso povo está morrendo

A São Clemente anunciou nesta terça-feira, 21, o enredo da escola para o próximo Carnaval: “Ubuntu”, filosofia com origem nos povos bantus que significa “humanidade” e trata da importância dos laços entre as pessoas.

“A São Clemente é Ubuntu: ‘Sou porque somos todos nós’. E essa é apenas uma das possíveis definições de ‘Ubuntu’, título do enredo da São Clemente para o próximo Carnaval. A escola da Zona Sul levará para a Sapucaí, nada menos, do que um tema que valorizará a humanização e o bem-estar pelo próximo”, publicou a agremiação na divulgação do tema.

Sabe-se pouco sobre o enredo, mas a escola sinalizou que exaltará figuras e ações comunitárias que se dedicaram a ajudar e socorrer os mais necessitados em todo o mundo.

A sinopse não foi apresentada na live de lançamento, comandada pelo presidente da escola, Renato Almeida Gomes, idealizador do enredo, conforme a agremiação anunciou.

Leia também:
Rio pode ficar sem desfiles em 2021
Marcelo Adnet participará de disputa de samba-enredo na Mocidade Alegre
Salgueiro terá enredo sobre luta dos negros
‘Nós nascemos para combater um ditador’, diz fundador da Gaviões da Fiel

Os carnavalescos João Vitor Araújo e Tiago Martins, que não participaram da criação do enredo, ficarão com a missão de desenvolver o desfile. O historiador Marcos Roza será o responsável pela pesquisa de conteúdo.

Choro

Araújo fez um emocionado discurso ao comentar o enredo, que, segundo informações de bastidores, conheceu apenas nesta terça, dia do lançamento, algo incomum no Carnaval.

“Quando eu penso em solidariedade e humanismo, penso no meu povo, no meu povo, negro, que mais sofre, mais chora, é carente de representatividade, de lideranças, de pessoas que falem por elas. Nosso país não dá voz a essa pessoas. Como representante negro [no Carnaval], é algo muito forte. Quando eu penso em desistir, penso que do outro lado da cidade, do país, tem um João Vitor se formando e querendo uma chance de ser alguém”, declarou Araújo, chorando.

“Quando eu escutei o anúncio do enredo, pensei na representatividade do meu povo. O Brasil é preto. O Carnaval é preto. A gente precisa de voz. Nosso povo está sofrendo e morrendo, e precisa de solidariedade, de um gesto de humanidade”, desabafou.

Assista à live na íntegra:

View this post on Instagram

Ubuntu

A post shared by São Clemente (@saoclementeoficial) on

Leia o texto da escola na íntegra:

View this post on Instagram

Ubuntu é o enredo da São Clemente para o próximo Carnaval A São Clemente é Ubuntu: "Sou porque somos todos nós". E essa é apenas uma das possíveis definições de "Ubuntu", título do enredo da São Clemente para o próximo Carnaval. A escola da Zona Sul levará para a Sapucaí, nada menos, do que um tema que valorizará a humanização e o bem-estar pelo próximo. Sabe aquele amor tão genuíno do "nós", e que deveria ser aprendido no seio da família? Aquele que, de tão concreto, se estende à coletividade e alcança o próximo? É esse amor que inunda a São Clemente e transforma a nossa agremiação em "Escola de Vida", voluntária de uma grande missão social dos ensinamentos da filosofia Ubuntu, com origem nos povos Bantus e que significa humanidade. Ubuntu é uma ética social africana que tem origem na língua Zulu e é sustentada por pilares como a solidariedade, a partilha, o respeito, o acolhimento, a generosidade entre outras ações que realizamos em sintonia com a alma, buscando o bem-estar coletivo à expansão do conceito de humanização. "O desejo da São Clemente é fazer o bem, é buscar o bem. Esse é um enredo que marca uma fase diferente na nossa escola, que segue atenta aos dias atuais e que buscará, sempre, levar o que há de melhor para todos que estão à nossa volta", disse o presidente Renato Almeida Gomes. Um dos responsáveis pela idealização do enredo, Renato terá os carnavalescos Tiago Martins e João Vitor Araújo no desenvolvimento plástico de "Ubuntu", além do historiador-enredista Marcos Roza, responsável pela pesquisa de conteúdo do enredo para o próximo Carnaval. Sinopse e informações sobre disputa de samba serão divulgadas apenas após a formalização dos próximos passos do Carnaval carioca, tais como logística e data para o evento. #SaoClemente #OClementiano

A post shared by São Clemente (@saoclementeoficial) on

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.