Home » Vila Isabel 2012, sobre Angola, supera Beija-Flor no desempate e vence disputa de desfiles antigos do Boi Careta

Vila Isabel 2012, sobre Angola, supera Beija-Flor no desempate e vence disputa de desfiles antigos do Boi Careta

Vila Isabel de 2012, sobre Angola
Vila Isabel de 2012 – Wigder Frota

A Vila Isabel de 2012 superou a Beija-Flor de 2001 e venceu o Boi Careta 2021, disputa de desfiles antigos do canal de YouTube Boi com Abóbora. As duas escolas travaram um duelo eletrizante, nota a nota, pela liderança em toda a apuração desta quarta-feira, 21, e terminaram empatadas na pontuação final. O título foi decidido no desempate do último quesito, Alegorias e Adereços.

No Carnaval de 2012, a Vila foi a terceira colocada, superada pela campeã Unidos de Tijuca e o vice Salgueiro. Na folia “distópica” do Boi, o elogiado desfile sobre o país africano levou o título.

“Você semba lá… Que eu sambo cá! O canto livre de Angola”, como foi batizado o enredo da Vila, dá também o bicampeonato à carnavalesca Rosa Magalhães. A artista também venceu o Boi Beleza, primeira edição da disputa de desfiles clássicos do Boi com Abóbora, em fevereiro deste ano.

Já o cultuado “A Saga de Agotime, Maria Mineira Naê”, sobre a rainha africana que foi escravizada no Brasil, repetiu o vice de 2001 – um resultado questionado até hoje pelos nilopolitanos. Na ocasião, a Beija-Flor também perdeu para um desfile assinado por Rosa Magalhães.

Veja como foi a apuração:

O Boi Careta foi versão “fora de época” do Boi Beleza, realizado nas datas originais do Carnaval de 2021, consagrou a Imperatriz Leopoldinense de 1996. Na ocasião, as 12 escolas – ou quase isso – “desfilaram” na mesma ordem definida pelo sorteio da Liesa.

Dessa vez foram 17 agremiações, contando as 12 do Grupo Especial mais cinco convidadas: União da Ilha, Império Serrano, Caprichosos de Pilares, Estácio de Sá e Porto da Pedra. E um sorteio foi feito para definir a ordem das apresentações, com direito à transmissão pelo YouTube e trocas de posições entre as escolas, como na vida real.

Nas três transmissões – os dois dias de desfiles e a apuração -, as lives movimentaram a turma do samba, e a hashtag #BoiCareta chegou a ficar entre os assuntos mais comentados no Twitter.

Veja também:
Saiba quando cai o Carnaval em 2022
Paulinho é convidado pela Mocidade para desfile sobre Oxóssi
Tia Surica brinca e diz que Paes estava com medo da agulha: ‘falei pra deixar de palhaçada’

Senador Girão usa morte de Nelson Sargento para questionar eficácia da Coronavac e causa revolta nas redes sociais
CPI da Covid: Mandetta nega que Bolsonaro tenha pedido cancelamento do Carnaval

O Boi também distribuiu prêmios especiais, numa versão do tradicional Estandarte de Ouro, do jornal O Globo. A Beija-Flor de 2001 levou o prêmio Laíla de Melhor Escola, batizado em homenagem ao sambista, morto no último dia 18 de junho, vítima de complicações da Covid-19.

Veja a lista completa:

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.