Home » Viradouro anuncia enredo com tom feminista sobre ganhadeiras baianas

Viradouro anuncia enredo com tom feminista sobre ganhadeiras baianas

Aluá, Limões Doces e Cana-de-Açúcar – J. B. Debret (1826): escravas de ganho retratadas por Debret

A Viradouro divulgou um vídeo neste domingo, 2, com uma espécie de teaser – uma prévia – do enredo da escola para o Carnaval 2020.

O pequeno filme, publicado nas redes sociais, não entrega tudo, mas adianta o título – “Viradouro de Alma Lavada” – e o tema central: as ganhadeiras baianas, mulheres do século 19, escravas ou libertas, fundamentais para o sustento das famílias e decisivas para uma – ainda que incipiente – emancipação feminina.

O enredo da Viradouro será integralmente conhecido no próximo dia 24, na festa de aniversário da escola, na quadra da agremiação. A entrega da sinopse será realizada no dia 25, no mesmo local.

Ainda que se saiba pouco sobre o enredo, já é possível imaginar um desfile de forte teor feminista, para jogar luz sobre as mulheres que compraram a própria alforria e de outros escravos com o dinheiro que sobrava do ganho – trabalho de negros com pequenos comércios.

Há relatos de que as ganhadeiras chegaram a ter o monopólio no comércio de alguns gêneros no varejo, o que acabou criando uma rede de controle de preços. Essa mesma teia de contatos ajudaria no trânsito de escravos em fuga ou que viviam em quilombos.

História não falta, portanto, para ser contada na Sapucaí em 2020, quando a escola defenderá o vice-campeonato.

Veja o vídeo abaixo:

Carnaval 2020: “Viradouro de alma lavada”

CARNAVAL 2020 ⚪??⠀⠀⠀⠀“Viradouro de alma lavada”⠀⠀⠀⠀Família vermelho e branco, prepare o seu coração! ❤⠀⠀⠀⠀Lançamento do Enredo no aniversário de 73 anos da escola.⠀⠀⠀⠀? 24/06/2019⏰ 18H?Quadra da Unidos do Viradouro⠀⠀⠀⠀Apresentação da Sinopse:⠀⠀⠀⠀? 25/06/2019⏰ 18H?Quadra da Unidos do Viradouro⠀⠀⠀⠀Créditos:⠀⠀⠀⠀? As Ganhadeiras de Itapuã – O Canto das lavadeiras (áudio de domínio público).⠀⠀⠀⠀?As Ganhadeiras de Itapuã – Prelúdio das Águas (Amadeus Alves/ Reginaldo Souza/ Jenner Salgado).⠀⠀⠀⠀? Amarelinha Filmes

Publicado por Unidos do Viradouro em Domingo, 2 de junho de 2019

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.