Espera
Na festa do lançamento do CD com os sambas-enredo de São Paulo 2020, sobraram reclamações pelo atraso na programação. Algumas escolas passaram pela Fábrica do Samba com três ou até quatro horas depois do horário previsto. Isso sem falar no tempo de concentração de pouco mais de uma hora.
Raiar do dia
A Rosas de Ouro, última da noite (ou dia), encerrou sua apresentação por volta das 7h, segundo amigos do blog.
Liga
Procurada pelo Setor 1 para explicar o atraso, a Liga SP não retornou o contato até a publicação da coluna.
Deu samba
Fora o atraso, festa transcorreu sem maiores problemas, com som de qualidade, sem grandes apertos e com fartura de opções de alimentação. Algumas escolas capricharam na produção: a Mancha Verde encheu a Fábrica do Samba de papel picado e abusou nos fogos de artifício; já a Tatuapé, no melhor estilo “Libertadores raiz”, fez festa com fumaça e sinalizadores.
Protesto
No entanto, uma das apresentações mais comentadas foi a da Mocidade Unida da Mooca, que lembrou os nove jovens mortos em baile funk em Paraisópolis, na madrugada do domingo 1, durante ação da PM. (Saiba mais aqui)
Ensaios SP
A próxima chance de ver as escolas reunidas será nos ensaios técnicos no Anhembi. Pela programação, os treinos começam no dia 10 de janeiro. Veja o calendário aqui.
Ensaios RJ
No Rio, porém, ainda não há confirmação dos ensaios na Marquês de Sapucaí. A Liesa obteve a aprovação da Secretaria Especial de Cultura para captar R$ 3.627.550 para as apresentações via Lei Rouanet.
Rouanet
Das escolas dos grupos especiais de Rio e São Paulo que ingressaram com projetos pela Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, apenas uma vem conseguindo captar: a Mancha Verde, que já levantou R$ 3,3 milhões com a Crefisa. As restantes, até o último levantamento do Setor 1, nesta segunda-feira, 9, nada.
Imprensa
A Riotur anunciou que haverá uma redução de 20% no número de credenciais de imprensa emitidas em 2020 em relação ao Carnaval deste ano. O objetivo, conforme publicado no Diário Oficial do município nesta segunda, “é otimizar o fluxo e tráfego de profissionais na sala de imprensa e nas demais dependências e instalações”. A mesma medida já foi anunciada nos últimos carnavais do Rio.
Samba e humor
No próximo sábado, 14, acontece a terceira edição da Feira do Samba Enredo, promovida pela Rádio Arquibancada, O evento será na Praça de Evento do Condomínio Tijolinho (Rua Vega, 16 – Andaraí), a partir das 15h. Haverá a roda de conversa: “Carnaval e Humor”, com as participações de duas gerações de carnavalescos: Jorge Silveira, da São Clemente, e Luiz Fernando Reis, ex-Caprichosos de Pilares – e muitas outras agremiações, atualmente comentarista da Rádio Tupi. A mediação ficará a cargo do totêmico jornalista Fábio Fabato. Mais informações aqui.
Divulgação A Portela anunciou nesta quinta-feira (4) o enredo da escola para o Carnaval 2025:…
Portela 2024 - Marco Terranova/Riotur Em um enredo - inspirado no livro "Um defeito de…
Em uma das fotos que mais circularam no Carnaval deste ano, o mestre de bateria…
Carro da Imperatriz empacado na concentração - Romulo Tesi O último carro da vice-campeã Imperatriz…
Anúncio da contratação de Renato e Márcia Lage pela Mocidade - Divulgação/Mocidade O casal Renato…
Annik Salmon e Guilherme Estevão - Foto: Mangueira A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta…