Gaviões da Fiel levará bandeiras antifascistas e antirracistas das ruas para o Carnaval em 2021

A Gaviões da Fiel, junto de outras torcidas, vem participando ativamente de protestos antifascismo e antirracismo pelo país. Agora a escola de samba quer levar para o Anhembi as mesmas bandeiras.

Neste domingo, a agremiação divulgou o tema do enredo para o Carnaval 2021: “Basta”, contra várias mazelas que afetam o mundo e o Brasil especialmente, contra o fascismo, o racismo e em defesa de valores como cidadania e democracia.

Um vídeo divulgado pela escola serve como apresentação do tema, que será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros, em seu segundo Carnaval na agremiação corintiana.

Em dois minutos, a escola resume em imagens e palavras de ordem o que deseja apresentar – e combater – no próximo desfile. Há menções inclusive à Democracia Corintiana, movimento dos anos 1980 em que jogadores se posicionavam abertamente contra a ditadura militar e defendiam eleições diretas.

O negro norte-americano George Floyd, assassinado por um policial, e o jovem João Pedro, de 14 anos, morto em operação policial em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, também são lembrados.

Assista:

No último dia 31 de maio, membros da Gaviões e outras torcidas, inclusive de clubes rivais, realizaram um grande protesto na Avenida Paulista contra o fascismo e o racismo, cobrando democracia e com gritos de pedidos de “Ditadura Nunca Mais”.

Um dos principais alvos foi o presidente Jair Bolsonaro e integrantes do governo.

Bolsonaristas presentes no local se envolveram em discussões com torcedores e houve confusão. A Polícia Militar interveio com uso de força e gás para dispersar os manifestantes.

O ato marcou o início de uma reação no país – em parte também motivada pelas manifestações nos EUA pela morte de George Floyd – contra pautas autoritárias e preconceituosas. Outros protestos passaram a acontecer semanalmente, em várias cidades do Brasil.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Ver Comentários

Posts Recentes

Milton Nascimento é o enredo da Portela no Carnaval 2025; cantor comemora: “a nossa procissão sai de Madureira”

Divulgação A Portela anunciou nesta quinta-feira (4) o enredo da escola para o Carnaval 2025:…

8 meses atrás

“Teu filho venceu, mulher”: mães dos carnavalescos da Portela narram trajetória dos artistas; leia os depoimentos

Portela 2024 - Marco Terranova/Riotur Em um enredo - inspirado no livro "Um defeito de…

10 meses atrás

Capa do CD? Ciça aprova brincadeira com foto jogando baralho na concentração da Viradouro

Em uma das fotos que mais circularam no Carnaval deste ano, o mestre de bateria…

10 meses atrás

Carro da Imperatriz quebra e atrasa em mais de 1h a Viradouro, que desfila fora de ordem

Carro da Imperatriz empacado na concentração - Romulo Tesi O último carro da vice-campeã Imperatriz…

10 meses atrás

Renato Lage está de volta à Mocidade após 22 anos

Anúncio da contratação de Renato e Márcia Lage pela Mocidade - Divulgação/Mocidade O casal Renato…

10 meses atrás

Sétima colocada em 2024, Mangueira demite dupla de carnavalescos

Annik Salmon e Guilherme Estevão - Foto: Mangueira A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta…

10 meses atrás
Advertisement