A terça-feira de Carnaval para o portelense foi de glórias. Depois do elogiado desfile baseado no livro “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, a Portela levou três Estandartes de Ouro, tradicional prêmio do jornal O Globo: melhor escola, enredo e personalidade, para Vilma Nascimento. Num clima bem diferente do experimentado no ano passado, quando a escola curava as feridas de uma apresentação, justamente a do seu centenário, classificada pelo presidente da agremiação, Fábio Pavão, como “trágica” e “desastrosa”.
“A transição da Portela após o desfile trágico do ano passado foi marcada por mudanças significativas em sua estrutura e abordagem para o carnaval. A escolha do enredo para este ano veio como parte desse processo de renovação, buscando trazer uma linguagem mais moderna e atualizada para o desfile”, disse Pavão ao Setor 1, explicando a mudança, dos experientes Renato e Márcia Lage para as jovens promessas André Guimarães, ex-Beija-Flor, e Antônio Gonzaga, que estreou no ano passado, no Arranco de Engenho de Dentro.
A troca se mostrou acertada, a levar em consideração o desenvolvimento do enredo e a plástica – a começar pa águia, em tons de palha e decorada com estampas, emergindo como raízes da alegoria, considerada uma das mais bonitas da história.
“A decisão de trazer profissionais com experiência em desfiles mais modernos, como Antônio Gonzaga e André Rodrigues, refletiu a intenção da Portela de adotar um novo conceito de desfile”, explica o presidente.
A busca pelo frescor de jovens artistas, para arejar o trabalho da tradicional escola, é parte de uma reformulação promovida depois do alerta feito pelas circunstâncias: um desfile acidentado e de pouca inspiração estética.
“As reformulações nos ateliês, barracões e na direção de harmonia também evidenciaram o esforço da escola em se tornar mais competitiva”, disse Pavão.
Mas melhorar a posição na classificação final é apenas uma das metas apontadas pelo dirigente.
“Essas mudanças estruturais visavam não apenas superar a decepção do desfile anterior, mas também posicionar a Portela como uma força renovada no cenário do carnaval”, declarou.
Pelo jeito, a Portela conseguiu. A terça de Carnaval já melhorou, resta saber se a quarta-feira de Cinzas também.
Divulgação A Portela anunciou nesta quinta-feira (4) o enredo da escola para o Carnaval 2025:…
Portela 2024 - Marco Terranova/Riotur Em um enredo - inspirado no livro "Um defeito de…
Em uma das fotos que mais circularam no Carnaval deste ano, o mestre de bateria…
Carro da Imperatriz empacado na concentração - Romulo Tesi O último carro da vice-campeã Imperatriz…
Anúncio da contratação de Renato e Márcia Lage pela Mocidade - Divulgação/Mocidade O casal Renato…
Annik Salmon e Guilherme Estevão - Foto: Mangueira A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta…
Ver Comentários
Amo a Portela e sua evolução foi percebida, mas espero que ano que vem ela nos traga a glória do TÍTULO!
Parabéns Portela pela quinta colocação!
Observei que a águia da Portela, fugiu daquelas tradicionais asas brancas. Gostei, ficou bonita.