Prestes a enfrentar embate no Senado, Uber faz proposta de R$ 10 milhões para patrocinar Carnaval do Rio

A Uber apresentou uma proposta de R$ 10 milhões para patrocinar com o Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro. A empresa, que atua no setor de transporte, foi a única a participar do segundo chamamento público da Riotur, que se encerrou nesta sexta-feira.

Desse valor, R$ 6,5 milhões seriam destinados às agremiações do Grupo Especial, sendo R$ 500 mil para cada, conforme prometido pelo prefeito Marcelo Crivella. O restante bancaria a estrutura dos desfiles da Estrada Intendente Magalhães, onde se apresentam as escolas dos grupos B, C, D e E.

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A ideia da Uber é realizar o patrocínio via Lei Rouanet, algo que não estava previsto no primeiro chamamento e que, por isso, fez a oferta ser recusada. Com a mudança das regras, a proposta foi aceita, mas antes passará por uma comissão julgadora, disse o presidente da Riotur, Marcelo Alves, ao jornal Extra. Antes, a Ambev havia feito uma proposta de R$ 8,1 milhões, que foi aceita.

O curioso é que, recentemente, a prefeitura proibiu a Uber nas imediações do Rock in Rio. Na ocasião, a administração municipal alegou que se tratava de uma medida para estimular o uso do transporte público coletivo.

Regulamentação

Além disso, a Uber e demais empresas de transporte privado por aplicativo terão um embate importante em Brasília nos próximos dias. O Projeto de Lei 28/2017, que regulamenta a atividade, entrou em regime de urgência e deve ser votado no Senado na próxima terça-feira. O texto aprovado na Câmara prevê que esse tipo de serviço ganhe status de transporte público, obrigando autorização municipal e o uso de placa vermelha.

Por conta disso, as companhias passaram a fazer intensa campanha nos últimos dias, divulgando o número de motoristas que trabalham nela e o valor pago em impostos. Segundo elas, a atividade ficará inviável por conta da burocracia para se conseguir as licenças, e tratam o projeto de lei como uma tentativa velada de proibir o serviço.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Ver Comentários

  • Vamos deixar muito bem claro,em pratos limpos. Os apps. Não estão sendo proibido, estão simplesmente Regulamentado, direitos e obrigações só isso. Assim como os táxi, ônibus, escolares tudo suplementares.

    • É, mas brasileiro que só reclama dos politicos não quer saber de nada regulamentado, obrigações, fiscalizado. Brasileiro gosta da Lei de Gerson, levar vantagem em tudo. Não, importa se o Uber é ilegal, se pertence a empresas norte americanas que levam o dinheiro e na paga tarifas ou imposto, se qualquer um pode sair po aí dirigindo mesmo que não seja habilitado para isso, se não possuem cursos obrigatórios . Nada, brasileiro gosta de achar que está pagando pouco pela corrida. Brasileiro gosta da desgraça dos outros.

    • Nessa país chamado Brasil funciona da seguinte forma leva quem paga mais. Aqui em Sao Jose dos Campos o prefeito ficou mais rico com a chegada da uber, estranho ou normal ??

  • como Jornalista você podia se aprofundar nessa matéria e me definir os donos de cada frota de táxi por esse Brasil ... não muito me admira em chegar no resultado de políticos ( vereadores prefeitos ....) que tem um grande interesse não popular mas pessoal em projetos como essa porcaria de plc 28 ser aprovada. Pq a População aprovou. Livre escolha...é um transporte privado. Que o estado não meta a mão .

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