O Departamento Cultural da Unidos de Vila Isabel está produzindo um documentário sobre “Kizomba, Festa da Raça”, célebre desfile que completará 30 anos em 2018. Este foi o primeiro dos três títulos da escola no Grupo Especial. Nesta terça-feira, a Vila divulgou um teaser (espécie de trailer) do filme, com depoimentos de gente que participou, ou melhor, viveu aquela apresentação.
A previsão é que o filme seja lançado no início do próximo ano. A ideia (Nota do blog: baita ideia) da escola é exibi-lo nas escolas municipais e estaduais do Rio, em ação que contará com a distribuição de um kit pedagógico sobre a cultura negra. Depois o documentário será disponibilizado no You Tube.
O enredo sobre a confraternização dos negros saiu da cabeça de Martinho da Vila. Nas mãos de Rodolpho, Jonas e Luiz Carlos da Vila, rendeu um samba antológico, que superou as fronteiras do Carnaval. Um clássico definitivo. (Nota do blog: Kizomba está entre os cinco sambas de enredo mais ouvidos por este blogueiro)
O desfile é cheio de histórias paralelas e foi feito na raça: a escola tinha pouco dinheiro e acabara de ficar sem sede (“nossa sede é nossa sede”, diz o samba), o que levou os ensaios para o Boulevard 28 de Setembro.
A data para o lançamento do teaser é especial: a escola faz aniversário de 71 anos nesta terça.
Assista abaixo:
Ouça o samba:
É um dos melhores sambas já feito.