União da Ilha promove ‘encontro’ de escritores para falar do Ceará

A União da Ilha em 2019 falará sobre o Ceará. No entanto, tentando fugir do meramente “CEP” – como são chamados os enredos sobre lugares -, a escola promoveu um “encontro” de dois dos maiores nomes da literatura brasileira para apresentar “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”, que terá como protagonistas Rachel de Queiroz (“O Quinze”) e José de Alencar (“Iracema”).

Pouco se sabe até agora sobre o enredo – a sinopse ainda não foi divulgada. Mas a escola publicou uma síntese do que será o desfile, que levará a assinatura do carnavalesco Severo Luzardo, em seu terceiro ano na agremiação insulana.

“As linhas que tramam suas histórias, revelam saberes passados de pai para filho e assombrações que povoam o imaginário popular dessa terra cercada de mar, mas com o chão emoldurado pela seca do sertão. Fé embalada em oração e festejada ao som da sanfona e do cordel”, publicou a escola.

Leia abaixo a íntegra:

A União da Ilha do Governador partilha o desejo de levar para a avenida em 2019, uma proposta lúdica e prazerosa que aproxima cultura popular e educação.

Bordaremos, com palavras, versos e memórias, a celebração do encontro entre dois expoentes da literatura brasileira no enredo:

“A PELEJA POÉTICA ENTRE RAQUEL E ALENCAR NO AVARANDADO DO CÉU”.

As linhas que tramam suas histórias, revelam saberes passados de pai para filho e assombrações que povoam o imaginário popular dessa terra cercada de mar, mas com o chão emoldurado pela seca do sertão. Fé embalada em oração e festejada ao som da sanfona e do cordel.

Poemas que invadem os sonhos com sotaque próprio de um povo que luta pelo sorriso e pela felicidade. Alegria compartilhada: “sou brasileiro, sou cabra da peste, sou do nordeste, sou do Ceará”

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.