Seis escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro escolheram seus sambas-enredo para o Carnaval 2020 desde a última quinta-feira, 10.
A primeira foi a Beija-Flor, na quinta. Na sexta, Portela e Salgueiro realizaram suas finais. No sábado, Mangueira, União da Ilha e Estácio de Sá fizeram suas escolhas.
Ouça abaixo:
Beija-Flor
Quinta-Feira, 10 de outubro
A Deus da Passarela elegeu o samba da parceria de Magal Clareou, que superou outras duas obras. Ouça:
Portela
Sexta-Feira, 11 de outubro
A Águia elegeu o samba da parceria de Valtinho Botafogo, campeã em 2019 também. A letra, sobre os índios que habitavam o Rio de Janeiro antes da chegada dos portugueses, tem trecho que pode ser interpretado como menções indiretas ao prefeito Marcelo Crivella e ao presidente Jair Bolsonaro: “Nossa aldeia é sem partido ou facção/Não tem bispo, nem se curva a capitão”. Ouça:
Salgueiro
Sexta-Feira, 11 de outubro
Na escola tijucana, Marcelo Motta conquistou o bicampeonato, com oito vitórias no total. Ouça:
Estácio de Sá
Sábado, 12 de outubro
A escola anunciou que fará uma junção de duas obras, das parcerias de Edson Marinho e Carioca e Guanabara. A versão deve ser divulgada esta semana.
Mangueira
Sábado, 12 de outubro
Manu da Cuíca, em parceria com Luiz Carlos Máximo, faturou o bicampeonato com um samba sobre Jesus da Mangueira. “Favela, pega a visão/Não tem futuro sem partilha/Nem Messias de arma na mão”, diz trecho da letra, em referência ao presidente Jair Messias Bolsonaro. É dela o samba antológico de 2019, sobre os heróis ignorados pela história oficial.
União da Ilha
Sábado, 12 de outubro
Márcio André foi o campeão eleito pelos insulanos, com um samba sobre a dificuldade da vida nas favelas e a bravura dos moradores das comunidades.
Errata: Na primeira versão do texto, o Setor 1 disse equivocadamente que o nome do compositor do Salgueiro é Daniel Gonzaga; o correto é Antonio Gonzaga. E a final da União da Ilha terá quatro sambas concorrentes, e não três. A parceria de Tuninho Z-10 foi incluída. O blog pede desculpas.
Adicionar comentário