Veja a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de 2019

Beija-Flor em 2018 – Raphael David/Riotur

A Liesa definiu nesta terça-feira, em sorteio na Cidade do Samba, a ordem dos desfiles das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2019.

A atual campeã Beija-Flor desfilará como a quarta de domingo. Já a Paraíso do Tuiuti, vice, será a quinta de segunda-feira. A missão de fechar o Carnaval ficará com a Mocidade.

Este ano a liga realizou diversas mudanças no modelo de sorteio, sem a formação de duplas, nem a permissão para trocas de posição.

No entanto, outra medida causou polêmica: um sorteio prévio, em plenária na sede da Liesa, definiu as três primeiras agremiações de domingo, sendo duas delas poupadas do rebaixamento após virada de mesa este ano: o Império Serrano, que abre o Carnaval, e a Grande Rio, a terceira; a Viradouro, campeã da Série A, será a segunda.

Com isso, foram realizados dois sorteios nesta terça. Um primeiro para a definição do dia; e um segundo para a ordem. Quem tirou as bolinhas numeradas de 1 a 4 foi para o domingo; as outras que tiraram entre 5 e 10 foram para a segunda-feira – dia preferido de dirigentes e torcedores, já que, desde 2001, apenas duas campeãs saíram do primeiro dia de apresentações: Vila Isabel em 2006 e Unidos da Tijuca em 2010.

Equilíbrio

Havia o temor de que acontecesse um desequilíbrio entre os dias, com escolas mais fortes, com torcidas maiores, desfilando juntas, atrapalhando até a venda de ingressos. Mas as bolinhas sorteadas acabaram dividindo as forças de forma minimamente igual.

Como haverá uma escola a mais em cada dia, com sete agremiações, é quase certo que Unidos da Tijuca e Mocidade, que fecham domingo e segunda, respectivamente, se apresentem no amanhecer, nos primeiros minutos de luz solar na Marquês de Sapucaí.

Veja como ficou a ordem dos desfiles:

Domingo – 3 de março

1ª – Império Serrano
2ª – Viradouro
3ª – Grande Rio
4ª – Salgueiro
5ª – Beija-Flor
6ª – Imperatriz
7ª – Unidos da Tijuca

Segunda-feira – 4 de março

1ª – São Clemente
2ª – Vila Isabel
3ª – Portela
4ª – União da Ilha
5ª – Paraíso do Tuiuti
6ª – Mangueira
7ª – Mocidade

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.