Dirigentes da Tuiuti agradecem ‘torcida política’, mas evitam polêmica

Paraíso do Tuiuti 2018 – Raphael David/Riotur

Com seu desfile engajado sobre a escravidão, tendo como um dos alvos o presidente Michel Temer, a Paraíso do Tuiuti ganhou a torcida de quem se coloca mais à esquerda politicamente. Os dirigentes da vice-campeã do Carnaval, porém, são cautelosos ao falar sobre essa aproximação.

“Agradeço todos aqueles que torceram pela Paraíso do Tuiuti, mas não gostaria de entrar na questão política. Minha política é o Carnaval. Mil agradecimentos a todos que abraçaram a nossa escola”, declarou o presidente da agremiação, Renato Thor.

Uma mostra do que se tornou o fenômeno Tuiuti foi vista na apuração de quarta-feira, com representantes de movimentos sociais vibrando com cada 10 dado à escola na arquibancada da Praça da Apoteose. Mas antes do Carnaval, com a divulgação de fantasias como a dos “manifestantes fantoches” (foto acima), correntes de esquerda já haviam declarado torcida pela escola de São Cristóvão.

O diretor de Carnaval, Thiago Monteiro, disse que a escola se preparou para a repercussão, positiva e negativa, mas afirmou que a atividade principal da Tuiuti não é fazer política.

“Nós nos preparamos para isso, já que tivemos a coragem de abordar um assunto como esse. A reações, contra e a favor, são normais, pela polarização que o país vive. Quem toca em um tema como esse está sujeito a criticas e elogios. A escola só quis retratar o que Brasil vive. Mas queremos ser reconhecidos como uma escola que faz Carnaval. A gente agradece a torcida, mas não adianta ser politizado e e vir capenga”, explicou Monteiro.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.