Uma coincidência de temas fez com que duas escolas do Rio de Janeiro levem para a avenida em 2020 o mesmo tema – ou quase isso.
Neste domingo, 21, a São Clemente, do Grupo Especial, anunciou seu enredo para o próximo Carnaval: “O Conto do Vigário”. A sinopse só será divulgada no dia 11 de maio, mas a escola já deu uma prévia, explicando a história de um vigário de Ouro Preto (MG) que trapaceou para vencer a disputa por uma imagem de uma santa com outra paróquia.
Como o carnavalesco Jorge Silveira já adiantou, o enredo será crítico: o artista usará o caso, ocorrido no século 18, para falar das trapaças da atualidade, e de como o brasileiro se deixou ser enganado pelas histórias mais fantasiosas e mirabolantes.
“(…) a preto e amarela vai mostrar como o brasileiro, por causa da sua boa fé, sempre cai nas mais surreais histórias. É a São Clemente, mais uma vez abrindo os olhos da gente, novamente irreverente!”, escreveu Silveira.
Dias antes, a Acadêmicos de Vigário Geral, atual campeã da Série B, anunciou um enredo com o mesmo título para seu desfile na Série A. A origem da expressão, que leva o nome da escola, também dá suporte à história que os carnavalescos Rodrigo Almeida, Alexandre Costa, Marcus do Val e Lino Sales.
A ideia é falar das mentiras e farsas da história do Brasil, que acabaram impedindo o desenvolvimento do país.
A escola será a primeira a desfilar na sexta-feira de Carnaval na Sapucaí – ao menos em tese. Isso porque ela é uma das nove agremiações que romperam com a Lierj e fundaram uma nova liga, a Ligar-RJ. O futuro, portanto, é incerto.
Adicionar comentário