Dispersão | Sambódromo, Crivella, Witzel, Paes, projeto de lei, ingressos, TV,

Subiu no telhado
A cessão do Sambódromo à Liesa sem custos para o Carnaval 2020 congela as conversas entre prefeitura e governo estadual sobre a transferência da Sapucaí para a administração Witzel. E é provável que o assunto entre na pauta da campanha das eleições municipais.

Paes
Provável candidato, Eduardo Paes elogiou a decisão de Marcelo Crivella sobre o Sambódromo. Mas com uma dose de ironia. “Quem disse que eu nunca elogio o Crivela? Parabéns! Boa decisão prefeito. Nós passamos, a cidade e as suas manifestações culturais ficam. E a chave da casa é do Prefeito! Sempre!”, escreveu o ex-prefeito no Twitter.

Eduardo Paes com a Corte do Carnaval de 2010 – Pedro Kirilos/Riotur

Subvenção
Vale a pena acompanhar: como ficará o humor do governo Witzel em relação às escolas após o acordo entre Liesa e Riotur? Crivella já anunciou que não dará dinheiro às agremiações do Grupo Especial. E estas esperam a sinalização de apoio financeiro do governador, que por sua vez queria tirar o Sambódromo da prefeitura. E sabe-se que a relação entre os dois não anda muito boa…

Em tempo
A princípio, ajuda financeira do governo seria somente pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet do Rio.

Governador do Rio, Wilson Witzel – Reprodução/Facebook Wilson Witzel

Lixo e luz
Na reunião com o presidente da Riotur, Marcelo Alves, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, pediu que a prefeitura desista de tirar Comlurb e da Rioluz do Sambódromo, como deseja Crivella. Até o momento, o que é possível garantir, é que a administração municipal vai fornecer esses serviços no entorno do Sambódromo.

Projeto de lei
A ideia original de Crivella era baixar um decreto para vetar investimento público municipal e fornecimento de serviços da prefeitura a eventos com cobrança de ingresso, mas uma lei de 1988 impede a manobra: ela estabelece a prefeitura como responsável pelo Carnaval. Por isso o decreto virou um projeto de lei (1495/2019), apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (PMN). A matéria está no início da tramitação, na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira. Difícil prever se passará pelo plenário antes do Carnaval 2020.

Uma é uma coisa…
Crivella não depende do projeto de lei para cortar a subvenção, mas para o caso dos serviços, sim. Pelo menos em tese.

Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2019 – Richard Santos/Riotur

Ingressos
Pelo acerto, a Liesa ocupa o Sambódromo entre 1 de outubro e 20 de maio. Na prática, a liga já pode começar a vender ingressos a partir do próximo mês, primeiro para camarotes. Em novembro, frisas e arquibancadas.

Pressa
A ideia seria acelerar as vendas pra fazer o dinheiro chegar logo às escolas.

TV
Por falar em dinheiro: Liesa e Globo já teriam chegado a um acordo sobre a venda dos direitos de transmissão. Mas como se diz no futebol: “só” falta assinar.

Aprovado
A prefeitura publicou no Diário Oficial esta semana que aprovou as contas da subvenção das 14 escolas do Grupo Especial. Agora as agremiações já podem receber os R$ 50 mil restantes do pagamento.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.