A estátua de Martinho da Vila em Duas Barras (RJ), terra natal do sambista, teve os óculos arrancados. Autor da escultura de bronze, o artista Ique (na foto acima, ao lado da obra) denunciou o vandalismo em outubro de ano passado, em seu perfil no Facebook. Em contato com o Setor 1, a assessoria da prefeitura informou que o reparo ainda não foi feito, mas garantiu que fará o conserto, ainda sem prazo.
A obra foi inaugurada em 2011, e está exposta no Mirante do Vale Encantado. O blog apurou que o local estava abandonado, o que facilitou a ação dos vândalos.
Leia também:
Martinho da Vila será enredo em escola de São Paulo
Desfile célebre da Vila, “Kizomba” vai virar filme; veja o teaser
O diretor do Instituto Cultural Martinho da Vila (instalado na fazenda onde o cantor nasceu), Edson Felipe Machado, explicou que a gestão anterior de Duas Barras chegou a abrir uma licitação para a exploração do bar que há no local e manutenção do espaço onde está a estátua.
A foto é de outubro, mas Machado afirma que a situação da estátua é a mesma atualmente.
O mirante conta com estrutura para receber turistas, com banheiros, e um varandão, onde são realizadas serestas e outros eventos culturais. Mas a licitação acabou na Justiça, que suspendeu o processo. E o local acabou abandonado, conta Machado.
Além do roubo dos óculos, a placa de bronze foi arrancada e o estabelecimento, alvo de depredações. Segundo Machado, o atual prefeito, Luiz Carlos Lutterbach, deu um jeito no mirante: os banheiros passaram por uma limpeza, o jardim ganhou flores e uma nova placa de bronze foi providenciada, entre outras melhorias. Falta só abrir o bar, depois que a Justiça liberar a licitação. Além, é claro, dar novos óculos para a estátua.
“O Martinho até brincou comigo. Ele disse: ‘ô Edson, até que o cara que roubou os óculos prestou um serviço pra gente, ou aquilo ia continuar abandonado até hoje'”, contou Machado.
Adicionar comentário