Imagine trocar uma figurinha da carnavalesca Rosa Magalhães por outra do casal de mestre-sala e porta-bandeira Marlon e Lucinha Nobre. Pois um grupo de alunos de Comunicação Social da UFRJ decidiu levar a “brincadeira” adiante e transformar a ideia num trabalho de faculdade. Daí nasceu “Carnaval Rio 2020 – o álbum de figurinhas do Carnaval carioca”.
O álbum só existe (pelo menos por enquanto) com fins acadêmicos – é o trabalho final da disciplina Linguagem Gráfica, do primeiro período do curso, lançado pela editora fictícia O Baobá, especializada em publicações de Carnaval.
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Depois da aprovação da professora Andreia Resende (outra integrante da “turma do samba”), foi a vez da internet dar nota 10, após o aluno Leandro Thomaz, 22 anos, publicar fotos do álbum no Twitter.
“A gente teve ideia no sentido de dar uma resposta a essa falha de comunicação do Carnaval. É um produto tão amplo, com potencial tão grande, mas muito pouco trabalhado. O público do Carnaval é pouco atendido em termos de produtos”, diz Thomaz, compositor de sambas-enredo, autor da sinopse da Unidos da Ponte de 2020 e salgueirense, ao Setor 1.
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Cada escola do Grupo Especial ocupa uma página com seis figurinhas: do carnavalesco, casal de mestre-sala e porta-bandeira, rainha de bateria, logo do enredo e a foto de momento marcante do desfile do ano anterior – essa em cromo duplo.
Thomaz concebeu o álbum com os amigos de turma Bernardo Cunha, José Eduardo, Mariana Pavão e Thays Luz. O grupo fez uma pesquisa de mercado e viabilidade até chegar ao formato do impresso. Ao fuçar a internet, acabaram descobrindo no Mercado Livre um álbum de figurinhas do Carnaval de 1990. Quem quiser comprar a raridade terá que desembolsar R$ 280 (veja aqui no site de vendas e no fim do texto).
Thomaz conta que o grupo não pensou em vender a ideia e materializar o álbum, mas estão abertos a interessados em investir. “Panini, contra a gente!”, brinca o sambista.
Álbum do Carnaval de 1990:
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