O barracão da Portela recebeu nesta sexta-feira a visita do artista plástico chinês Ai Weiwei, um dos mais conhecidos do mundo.
Conhecido pelo intenso engajamento político, de forte crítica ao governo da China, o artista se disse impressionado com o trabalho da carnavalesca Rosa Magalhães. “O trabalho feito aqui dentro é impressionante. Nunca pensei poder conhecer isto de perto. É encantador! Quero agradecer a todos da Portela pela recepção”, disse Weiwei, em declaração reproduzida pelo site da escola.
O chinês posou para fotos com integrantes da Portela e ganhou de presente o clássico chapéu personalizado.
“Ele faz trabalhos e instalações impressionantes, gigantescas. É um trabalho com um conceito muito interessante. Que bom que ele veio nos visitar”, disse Rosa, fã do trabalho do artista.
O presidente da Portela, Luís Carlos Magalhães, considerou a visita histórica e convidou o artista para desfilar na escola.
“Além de ser uma pessoa com muitos talentos, o Ai Weiwei é um artista muito preocupado com as grandes questões que estão sendo discutidas hoje em dia, como a imigração e a intolerância. E a Portela vai justamente abordar alguns desses temas dentro do seu enredo. O interesse dele em nos conhecer mostra como a mensagem do nosso enredo é atual. Ficamos muito felizes em recebê-lo. Foi histórico”, vibrou.
Polêmica
Ai Weiwei é um dos mais provocativos artistas de seu tempo. Suas obras normalmente causam polêmica, como as fotos em que aparece mostrando o dedo médio para o palácio do governo chinês e outras edifícios importantes pelo mundo. Em outra imagem marcante, fotografou a sua mulher mostrando a calcinha na praça da Paz Celestial, no dia de 4 de junho de 1994, justamente o aniversário de cinco anos do conhecido massacre ocorrido no local.
Em 2011, Weiwei chegou a ser passar três meses preso, em circunstâncias até hoje mal explicadas. Oficialmente, a detenção foi motivada por causa de problemas fiscais da sua empresa.
O chinês viajou ao Brasil para conhecer a Oca, em São Paulo, que receberá uma mostra sua.
Adicionar comentário