Home » Saiba quando cai o Carnaval de 2023

Saiba quando cai o Carnaval de 2023

Desfile da Mangueira de 2019
Mangueira 2019 – Fernando Grilli/Riotur

Depois de um cancelamento, em 2021, e um adiamento, de fevereiro para abril de 2022, o próximo Carnaval oficial, espera-se, deve acontecer normalmente em suas datas tradicionais. Com isso, o Carnaval de 2023 cairá entre os dias 18 (sábado) e 21 de fevereiro (terça-feira).

Voltando aos seus dias tradicionais, os desfiles das escolas de samba devem acontecer da seguinte forma:

Grupo Especial do Rio de Janeiro: 19 (domingo) e 20 (segunda) de fevereiro

Série Ouro do Rio de Janeiro (acesso): 17 (sexta) e 18 (sábado) de fevereiro

Grupo Especial de São Paulo: 17 (sexta) e 18 (sábado) de fevereiro (previsão)

Grupo de Acesso 1 de São Paulo: 19 (domingo) de fevereiro (previsão)

Grupo de Acesso 2 de São Paulo: 20 (segunda) de fevereiro

Ainda não é possível confirmar as datas de São Paulo, uma vez que, em 2022, a liga preferiu realizar os desfiles do Grupo Especial no mesmo dia do Grupo Especial do Rio, no domingo e na segunda de Carnaval. Durante 2022 a liga deve anunciar as datas oficiais.

O Carnaval de 2021 – ou pelo menos as atividades tradicionais da festa – foi cancelado em todo o país por causa da pandemia de Covid-19. Algumas prefeituras chegaram a dar como certa a realização dos festejos em fevereiro de 2022, mas um novo pico de casos entre dezembro e janeiro, da variante ômicron do vírus, forçou o adiamento para abril dos desfiles das escolas de samba.

Com isso, as apresentações foram, em sua maioria, transferidas para o feriado prolongado de Tiradentes, entre os dias 21 e 24 de abril.

Com a queda nos casos de Covid-19, as escolas de samba poderão voltar ao planejamento normal, com o calendário prevendo lançamentos de enredo e disputas de samba ao longo do ano, entre outras atividades.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.