No mesmo dia em que Renato Thor anunciou sua permanência na presidência da Lierj, nove escolas da Série A do Rio de Janeiro comunicaram a desfiliação da entidade e a criação da Liga-RJ – Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro.
Em nota divulgada nesta quarta-feira, 17, o grupo anunciou que a Liga-RJ terá Wallace Palhares como presidente, Fábio Montibelo será o vice-presidente e Cícero Costa ocupará o posto de diretor de Carnaval.
Fazem parte da nova liga: Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos de Vigário Geral, Acadêmicos do Sossego, Inocentes de Belford Roxo, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu, Unidos de Padre Miguel e Unidos do Porto da Pedra. O grupo, liderado pelos organizadores dos desfiles da Intendente Magalhães (séries B, C e ) afirma não reconhecer a presidência de Thor.
Ficaram fora da nova organização: as rebaixadas Imperatriz e Império Serrano, além de Império da Tijuca e Acadêmicos do Cubango.
A solução de criar uma nova liga surgiu após a tentativa frustrada de assumir o comando da Lierj – o grupo de oposição foi derrotado na Justiça.
O resultado das duas movimentações desta quarta ainda é imprevisível para o futuro do Carnaval do acesso do Rio.
Veja a nota da Liga-RJ:
No início da noite desta quarta-feira (17), os representantes legais de 09 (nove) agremiações filiadas à Série A do Carnaval do Rio de Janeiro assinaram a documentação se filiando a uma nova liga para gerir a divisão de acesso na Marquês de Sapucai a partir de 2020. A entidade leva o nome de LIGA-RJ (Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro), que tem como Presidente Administrativo o senhor Wallace Palhares, Fábio Montibelo é o Vice-Presidente Administrativo e Cícero Costa o Diretor de Carnaval.
Em meio à enorme insegurança jurídica em que a Série A do Carnaval do Rio de Janeiro atravessa, inclusive com uma falta de resposta e posicionamento da antiga Liga sobre as questões como prestação de contas e outras, a proposta da LIGA-RJ e de suas agremiações filiadas é transmitir às comunidades e ao mundo do samba uma maior transparência e credibilidade.
As agremiações Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos de Vigário Geral, Acadêmicos do Sossego, Inocentes de Belford Roxo, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu, Unidos de Padre Miguel e Unidos do Porto da Pedra protocolaram a documentação se filiando à nova liga. As escolas não reconhecem os senhores Renato Marins e Antônio Marcos Teles como representantes legais da Lierj, inclusive continuarão cobrando da instituição a prestação de contas entre os anos de 2012 e 2019.
As escolas filiadas à LIGA-RJ entendem o quão difícil é o processo de se colocar o carnaval do grupo de acesso na avenida com verbas limitadas e com o advento da crise que assola o Rio de Janeiro. Por tais motivos, a nova Liga se compromete com a comunidade do samba a lutar com todas as forças para o resgate de um carnaval digno, honesto e transparente.
Além da luta pelo crescimento do carnaval do Grupo de Acesso, a LIGA-RJ vai buscar os melhores meios para que saia do papel a construção da Cidade do Samba 2, sonho de todos os amantes do Maior Espetáculo da Terra.
1 comentário