Home » Com aulas sobre a história do samba, pré-vestibular social na Mangueira abre inscrições neste sábado

Com aulas sobre a história do samba, pré-vestibular social na Mangueira abre inscrições neste sábado

O Pré-vestibular social Dona Zica, no Museu do Samba, na Mangueira, abre as inscrições para os alunos neste sábado, 26.

O edital e formulário de inscrição (aqui) estão disponíveis nas redes sociais do Museu do Samba (@museudosamba) e do pré-vestibular social Dona Zica (@pvsdonazica ), com informações detalhadas sobre o processo seletivo, incluindo requisitos e os documentos necessários para a inscrição.

A seleção será feita após análise de documentos e entrevistas com os candidatos. A lista dos selecionados será divulgada no dia 4 de agosto, pelas redes sociais do Museu do Samba e do pré-vestibular Dona Zica. São 70 vagas disponíveis.

O projeto, que leva o nome da baluarte mangueirense, tem duas mulheres como representantes: a atriz Fernanda Montenegro é a madrinha, e a cantora Pipa Brasey é a embaixadora.

As aulas começarão no dia 9 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 21h30. O curso terá, além das disciplinas tradicionais, aulas sobre a história do samba.

Para Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba e coordenadora de projetos da instituição, “é mais uma oportunidade de cumprir nossa missão e realizar mais um sonho, que é de abrir portas para que jovens da favela possam se tornar agentes transformadores de suas próprias vidas”.

Carlos Ferrão, também responsável pelo projeto, diz que “tudo só foi possível porque somos apaixonados pelo samba e pela educação. Pessoas conscientes do nosso sentido comunitário, vamos trabalhar muito para proporcionar oportunidades de estudo e de emprego aos jovens das favelas”.

Já o professor Ygor Lioi, que completa o time responsável pelo EducaSamba, o projeto “é uma ação organizada da sociedade civil disponibilizando mecanismos que facilitem a mobilidade social para os que mais necessitam, levando cidadania através de cursos profissionalizantes e da possibilidade de um estudo de qualidade que facilite o acesso à universidade pública”.

Os professores Caio Sérgio e Laís Vianna são os responsáveis pela coordenação pedagógica, e todo o acompanhamento dos ingressantes no PVS fica à cargo do Projeto de Vida, sob o comando da Assistente Social Daiane Jobert.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.