Dispersão | Carnavália, prefeitura do Rio, patrocínio, Tijuca, ‘O Dono da Terra’, União Cruzmaltina, Tarcio Santos

Público na Carnavália-Sambacom – Reprodução/Facebook

Carnavália
A Carnavália-Sambacom voltará em 2020. A feira, porém, mudou de lugar: sai do Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, e vai para a Cidade do Samba, “local perfeito para um evento maior, mais charmoso, com muito mais atrações e mais perto de quem realiza essa grande festa”, conforme anunciaram os organizadores.

Em tempo 1
O evento não aconteceu este ano por falta de verba.

Patrocinadores
Por falar em dinheiro, a prefeitura não recebeu propostas firmes de patrocinadores para os desfiles da Intendente Magalhães, os concursos de bandas carnavalescas, coretos e Folião Original e instalação de painéis de led no Sambódromo. O prazo se encerrou no última dia 26 de agosto.

Mais prazo
Mas ainda há tempo. A Riotur, responsável por receber as propostas, deu mais 60 dias para as empresas. Em contato com o Setor 1, a assessoria de comunicação da Riotur afirma que já há conversas adiantadas com algumas empresas, que pediram mais alguns dias para fecharem suas propostas.

Desfile do Arranco na Intendente Magalhães em 2013 – Alexandre Macieira/Riotur

Mais dinheiro
A empresa de turismo da prefeitura do Rio garante que não parte do zero. Isso porque, pelo acordo fechado no ano passado, já estão garantidos R$ 27 milhões da Dream Factory.

Dono da Terra
Ao anunciar a encomenda do samba de 2020 ao time (timaço) formado por Jorge Aragão, Fadico, André Diniz, Dudu Nobre e Totonho, a Unidos da Tijuca afirmou que a escola estava “repetindo a fórmula que deu certo em 1999”. Mas o clássico “O Dono da Terra” era fruto de uma encomenda? Pelo o que o blog pesquisou, não.

Correção
A própria escola editou o post do Facebook e tirou a informação sobre 1999. No Twitter, que não permite edição, ficou como estava.

Decisão
Aliás, um amigo do Setor 1, que estava na escola na época e pediu para não ter a identidade revelada, garante que o samba, um clássico absoluto, não era unanimidade. O principal opositor, inclusive, foi o próprio presidente Fernando Horta, que só foi dobrado após muito papo com vários representantes de segmentos da Tijuca, incluindo a fonte ouvida pelo blog.

Fernando Horta, presidente da Unidos da Tijuca – Foto: Facebook Fernando Horta

Em tempo 2
Assinam “O Dono da Terra”, samba decisivo para o título da Tijuca no Acesso em 1999, é assinado por Vicente das Neves, Carlinhos Melodia, Haroldo Pereira, Rono Maia e Alexandre.

Vasco
A União Cruzmaltina, escola vascaína da Série D, anunciou o seu diretor de bateria, o Mestre Guilherme Sapão. O ritmista já passou por Engenho da Rainha, Alegria da Zona Sul e Acadêmicos de Vigário Geral. “É muito gratificante poder mostrar meu potencial numa agremiação que nasceu no meu bairro. Estou muito feliz e confiante com a vitória em nosso primeiro desfile”, disse Guilherme. Veja abaixo o time completo:

Tarcio
Morreu nesta segunda-feira, 2, o jornalista Tárcio Santos, aos 70 anos. Referência na cobertura do samba, Tarcio ajudou a “formar” gerações de jornalistas apaixonados pelo Carnaval. O comentarista da BandNews FM Bruno Filippo e a Rádio Arquibancada, entre outros, prestaram homenagens a Tarcio. Veja abaixo:

No dia 15 de agosto, ao completar 70 anos, o jornalista Tarcio Santos escreveu em seu perfil aqui no Face: "Ao chegar…

Publicado por Bruno Filippo em Segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.