As buscas por blocos superou com margem folgada o interesse pelas escolas de samba no Carnaval 2020, afirma o Google.
Segundo a empresa, citando dados do Google Trends (que mede a procura sobre determinado assunto), o interesse de busca sobre blocos de carnaval atingiu seu ápice em fevereiro de 2020.
O Google afirma que, pela primeira vez desde o Carnaval de 2004, o interesse por blocos de rua chegou a ser quase duas vezes maior que o pelas escolas.
Abaixo, o gráfico divulgado pelo Google (onde 100 representa o ápice da busca pelo assunto). Passe o cursor ou toque nos dados para explorar.
Em fevereiro de 2004, início da série histórica, o interesse pelas escolas era muito maior que pelos blocos. Na época, cidades como Rio e São Paulo ainda não haviam experimentado uma explosão de interesse pelo Carnaval de rua, o que começa a acontecer na capital fluminense a partir do ano seguinte.
A tendência começa a mudar em 2008 e se consolida de vez no ano seguinte, com algumas variações em 2016 e 2019.
Entre as escolas de samba mais procuradas, a Mangueira liderou na maior parte do Brasil, mas ficou atrás da campeã Viradouro no Rio de Janeiro e da Gaviões da Fiel em São Paulo.
Já a busca pelo termo “escola de samba bolsonaro” teve um aumento repentino, com ápice entre os dias 25 e 26 – coincidentemente após o desfile da São Clemente, que trouxe Marcelo Adnet representando o presidente de forma satírica.
Enredos e personagens
Pelo Google Trends também é possível medir o interesse por assuntos durante dos desfiles. O blog selecionou três protagonistas pouco conhecidos de enredos de 2020 entre as escolas do Rio de Janeiro, e constatou aumento nas buscas no momento dos desfiles de Viradouro (Ganhadeiras de Itapuã), Grande Rio (Joãozinho da Gomeia) e Salgueiro (Benjamin de Oliveira).
Como se explica esse fato?