A Portela anunciou nesta sexta-feira, 3, seu enredo para o Carnaval 2021: “Igi Osè Baobá”, sobre os baobás, as gigantescas árvores originárias da África.
O enredo será desenvolvido pelo casal de carnavalesco Renato e Márcia Lage, que vão para o segundo desfile na agremiação.
“A importância dos baobás será mostrada, ainda, através de aspectos como ancestralidade, religiosidade, identidade e memória, entre outros. A presença de baobás no Brasil e o legado cultural dos milhões de seres humanos escravizados trazidos da África também terão destaque no desfile da escola”, anunciou a escola em comunicado.
Ainda não houve a divulgação da sinopse.
“A humanidade respira novos ares, e a Portela está conectada com este momento. O baobá é o alicerce, a representação da distância, da dor, da saudade, da incerteza e da esperança de voltar. Além disso, simboliza resistência. Por tudo isso é considerada a árvore da vida”, afirma o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, em declaração divulgada à imprensa.
A Portela já está vendendo a camisa do enredo, que pode ser comprada na loja da agremiação.
A escola também divulgou um vídeo de apresentação, com a música “Sodade”, da cantora cabo-verdiana Cesária Évora, e imagens da África e de árvores tema do enredo no Brasil, como Baobá do Poeta, em Natal (RN) e da Maria Gorda, na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. O filme ainda homenageia figuras importantes da escola, como Paulo da Portela, Monarco e toda Velha Guarda.
Assista:
Adicionar comentário