Rosa de Ouro comemora aniversário e recebe itens para museu

Ruan Lucena, Daiane Jobert, Ygor Lioi, Nilce Fran e Laís Viana – Foto:Divulgação

O Rosa de Ouro, escola de Oswaldo de Cruz, terá um dia cheio de atividades no próximo sábado, 18, a partir das 10h, para comemorar seu aniversário de 49 anos. A entrada é gratuita.

A ideia é reunir o povo para oficinas e receber itens para o museu virtual que a escola vai colocar no ar.

Haverá oficina de adereços, de samba no pé e dança de salão, ginástica para a terceira idade, oficinas de tranças e maquiagens social e artística, Nega Chic com oficina de turbantes e amarração, projeto de ginástica olímpica, na levada do ritmo, tratamento bucal, clínica da família com vacinas e prevenções e Farmácia Venâncio com ações de aferimento de pressão.

“Essa é a nossa segunda ação social, a do ano passado foi um sucesso e pretendemos que essa também seja. O foco é ver a comunidade de Oswaldo Cruz dentro da quadra, vivendo a escola, participando dos eventos, não só de samba, mas sociais também. O objetivo é agregar”, disse a vice-presidente Nilce Fran, homenageada como enredo da agremiação em 2020.

“A minha expectativa é usar a história e a religiosidade da maior passista de todos os tempos para exaltar a força das mulheres negras na cultura do Brasil. A africanidade, a religiosidade e o protagonismo da Nilce Fran na Portela serão os pilares do enredo”, conta o carnavalesco Ruan Lucena.

Museu

Já o recém-criado Departamento Cultural do Rosa vai receber itens que possam fazer parte do acervo do museu virtual da escola. Tudo será digitalizado e disponibilizado na internet.

“O objetivo principal é trazer a comunidade de volta para dentro da escola e fazer com que se sintam valorizados. Assim, promover uma ação como essa é vital para esse começo de trabalho. As escolas de samba são organismos vivos que dependem de suas comunidades. Resgatar esse povo e fazê-los se sentirem pertencentes ao corpo da agremiação será nosso norte. Após a organização desse acervo, começaremos o projeto de depoimentos da instituição”, explica Ygor Lioi, que pilota o departamento com a assistente social Daiane Jobert e a pesquisadora Laís Vianna.

Serviço:
Rosa de Ouro – 49 anos
Ações sociais: 10h até 17h
Jantar e Bolo: 17h até 21h
Data: Sábado, dia 18 de maio de 2019
Horário: A partir das 10h
Loca: Quadra do Rosa de Ouro
Endereço: Rua Coelho Lisboa, 201, Oswaldo Cruz
Entrada gratuita

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.