Beth Carvalho grava participação em samba da X-9 sobre Arlindo Cruz e diz: ‘gênio da música brasileira’; assista

Beth Carvalho e Darlan Alves na casa da sambista mangueirense – Foto: Divulgação

A cantora Beth Carvalho gravou, na última segunda-feira, 23, sua participação no samba-enredo da X-9 Paulistana para o Carnaval 2019, sobre Arlindo Cruz, enredo da agremiação. O encontro com Darlan Alves, intérprete da escola, aconteceu na casa da mangueirense, no Rio de Janeiro.

A sambista gravou um breve depoimento em vídeo exaltando seu “amigo, irmão, companheiro de todas as horas”. “Um gênio da música brasileira. Tenho certeza que ele vai voltar com tudo”, diz Beth sobre o afilhado Arlindo, que recebeu alta hospitalar este mês e se recupera em casa de um AVC sofrido em março de 2017. Veja o vídeo abaixo:

Beth tem importância decisiva na carreira de Arlindo Cruz, de quem gravou 36 músicas. Figurinha fácil nas rodas do Cacique de Ramos, ela ajudou a revelar o sambista no início da década de 80, época em que ele integrou o Fundo de Quintal. O grupo, inclusive, tem a cantora como madrinha.

Arlindo está eternizado em um dos maiores sucessos de Beth, o álbum “Na Fonte”, de 1981. Nele, a cantora gravou pela primeira vez uma música do sambista, “Grande Erro” (Arlindo/Marquinho/Adilson Victor), e ainda colocou o compositor na capa e na contracapa – ele aparece nas fotos acompanhado de um timaço de bambas, formado por Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Aloisio Machado e muitos outros. “Grande Erro” virou até videoclipe do Fantástico, da TV Globo. (Veja nas fotos abaixo)

Com a gravação, Beth ingressa em um time de notáveis do samba que participaram do samba, encomendado aos autores André Diniz, Arlindinho, Cláudio Russo, Márcio André Filho, Valência e o próprio Darlan.

Além de Beth – vencedora de dois prêmios Grammys -, foram convidados Arlindinho, Péricles, Dudu Nobre, Leandro Lehart, Ronaldo Craque de Samba (ex-Fundo de Quintal), Prettos, Reinaldo, Armando Polêmico, Marquynhos Sensação, Xande de Pilares, o grupo Fundo de Quintal, Anderson e André do grupo Molejo, integrantes da Velha Guarda da X-9, Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Unidos do Peruche e Nenê de Vila Matilde, Turma do Pagode e Leandro Sapucahy.

O lançamento da obra está marcado para o próximo domingo, 29, na quadra social da X-9, localizada na avenida Paulo Silva Araújo, 25, Jardim São Paulo, a partir das 19h. A entrada custa R$ 10.

Ouça “Grande Erro” abaixo:

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.