Dispersão | Frisas, site instável, fax (ele resiste!), ‘Geni do Carnaval’, ensaios técnicos, Lei Rouanet, Terceiro Milênio

Fora
Quem tentou logo cedo, nesta quinta-feira, 14, reservar frisas no Sambódromo para os desfiles do Grupo Especial de 2020 esbarrou em dificuldades, Na estreia do atendimento pela internet, o site (https://www.reservaliesa.com.br) permaneceu fora do ar entre 9h e 9h20 – pelo menos. Vários leitores relataram diferentes problemas ao Setor 1, mesmo por volta das 10h.

Ufa
Ainda assim, quem abria o site e preenchia o formulário, muitas vezes não conseguia finalizar o processo, e ficava sem a confirmação da reserva. Em contato com o blog, leitores informaram que só conseguiram realizar a reserva depois das 10h, quando o sistema foi normalizado. O blog acessou o site várias vezes a partir das 9h, mas só conseguiu acesso em torno das 10h15.

Procura
Segundo a Liesa, a instabilidade foi causada pela alta procura. “Logo às 9h, o site já tinha recebido 100 mil acessos”, conta o coordenador de venda de ingressos da Liesa, Heron Schneider. São mil frisas por dia disponíveis para Segunda, Domingo e Sábado das Campeãs. A avaliação dele é que o sistema via web, em geral, funcionou bem. “Veio para ficar”, diz,

Viradouro 2019 – Fernando Grilli/Riotur

Trava
Schneider explica que, por força de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Liesa com o Ministério Público, o critério para reserva de frisas é cronológico – ou seja, a preferência se dá por ordem de chegada. “O site ‘travou’, mas voltou às 9h20. Mas tive que criar um ‘funil’. Não posso fazer 2 mil reservas ao mesmo tempo por causa do TAC”, conta.

Joga pedra
No total, foram cerca de 4 mil reservas de frisas, segundo Schneider. Curiosamente, 800 pedidos, aproximadamente, foram feitos pelo velho fax. “Fiquei surpreso. O fax é a Geni do Carnaval”, brinca Schneider, fazendo referência ao personagem alvo da ira e preconceito das pessoas no musical “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque. Ele sai em defesa do modelo de reserva pelo aparelho, quase peça de museu no Brasil. “É preciso e inviolável. Nunca tivemos problema de fraude”, conta.

Prazos
No próximo dia 29, quem tiver a reserva confirmada será avisado pela Liesa. O pagamento deve ser feito – à vista -, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, na Central Liesa de Atendimento (Rua da Alfândega, nº 25 – lojas B/C), em horário bancário. Mas quem não conseguiu tem uma segunda chance – e não é com cambista.

Abre-alas da Mangueira 2019 – Fernando Grilli/Riotur

Rechamada
Schneider conta que, por ano, em média, cerca de 20% das reservas não têm os pagamentos realizados. Com isso, a sobra é vendida diretamente em dezembro. A desistência, conta Schneider, acontece muitas vezes pela fila adquirida. “Alguém pede na fila A, mas só consegue na B ou C. Como essa pessoa pretende revender pelo dobro do preço, ela fica sem mercado para comercializar um lugar que não seja o melhor”, diz. “É uma forma de pessoas ganharem dinheiro. Uma frisa de R$ 8 mil, por exemplo, chega a ser vendida por R$ 16 mil”, completa.

Cartão
O responsável pelas vendas revelou que tem sido questionado sobre o motivo de a Liesa realizar reservas, e não venda direta. Segundo ele, o problema é o alto valor das frisas, muitas vezes acima dos limites dos cartões de crédito, o que poderia restringir o público.

Em tempo
A previsão da Liesa é definir o dia de início da venda dos ingressos de arquibancada na próxima semana – por cartão de crédito, pela internet.

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Ensaios 1
A Liesa obteve a aprovação da Secretaria Especial de Cultura para captar R$ 3.627.550 para os ensaios técnicos de 2020.

Ensaios 2
Questionada pelo Setor 1, a Liesa ainda não confirma se haverá ensaio técnico. A princípio, a realização dos treinos depende justamente de patrocínio. A entrada continuaria sendo gratuita.

Ensaios 3
No último Carnaval, a Liesa bancou os ensaios técnicos pelo menos em parte com a ajuda do mecanismo federal. A liga captou R$ 2,35 milhões – dos R$ 2,40 milhões aprovados – de três empresas: Tractebel (R$ 1,2 milhão), Ball (R$ 600 mil) e Novelis (R$ 550 mil).

Ensaio técnico de 2018 – Alexandre Macieira/Riotur

Milênio 1
A Estrela do Terceiro Milênio fechou uma parceria com o SBA Girassol para o projeto Estrela em Ação. Serão disponibilizados 35 estudantes, que estão se formando no curso de Beleza e Estética da entidade, para atender gratuitamente à comunidade da escola da região do Grajaú. O atendimento será dedicado a pessoas com 50 anos ou mais, será por ordem de chegada mediante a distribuição de senhas. O evento será no próximo sábado, 16, das 10h às 15h, na quadra social, na rua José Antunes Cerdeira, 71, Grajaú.

Milênio 2
Por falar na Milênio: até o final de novembro, a escola recebe inscrições dos interessados em participar do desfile de 2020. É gratuito, mas é necessário ir à quadra durante o ensaio de domingo para realizar adesão às alas. E participar dos ensaios, claro. O enredo, batizado “No coração da floresta nascem estrelas que brilham no meu carnaval”, é sobre os artistas de Parintins.

Prêmio
O Festival de Parintins é um dos finalistas do Prêmio Brasil Criativo, espécie de premiação oficial da economia criativa no país. O festival foi eleito uma das 36 ideias mais inovadoras do Brasil, entre 586 projetos inscritos. A seleção foi realizada pelas 100 maiores empresas que investem em cultura no Brasil. Os vencedores ganharão um episódio em uma websérie documental sobre a economia criativa. O filme será lançado no dia Mundial da Criatividade em 21 de abril de 2020. O anúncio dos vencedores acontecerá no Festival Internacional de Criatividade Pixel Show, no próximo dia 30, em São Paulo.

Romulo Tesi

Romulo Tesi Jornalista carioca, criado na Penha, residente em São Paulo desde 2009 e pai da Malu. Nasci meses antes do Bumbum Paticumbum Prugurundum imperiano de Aluisio Machado, Beto Sem Braço e Rosa Magalhães, em um dia de Vasco x Flamengo, num hospital das Cinco Bocas de Olaria, pertinho da Rua Bariri e a uma caminhada do Cacique de Ramos, do outro lado da linha do trem. Por aí virei gente. E aqui é o meu, o nosso espaço para falar de samba e Carnaval.

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