A Botafogo Samba Clube, do Grupo Especial da Intendente Magalhães (equivalente à terceira divisão do Carnaval do Rio), anunciou nesta segunda-feira, 20, o enredo do próximo Carnaval, sobre o jornalista, técnico de futebol, militante comunista e botafoguense João Saldanha.
O enredo recebeu o título de “Um apaixonado pela verdade caminhando em tempos de ilusão”.
Uma dupla de carnavalescos ficará responsável pelo desenvolvimento do desfile. Um deles é o humorista botafoguense Marcelo Adnet, que estreia na função após vencer disputas de samba na São Clemente e na própria Botafogo em 2019.
O outro é Ricardo Hessez, assistente de Jorge Silveira, da Dragões da Real, de São Paulo, e que debuta na assinatura de um desfile. Hessez fez trabalhos elogiados na São Clemente com Silveira nos dois últimos carnavais.
O anúncio foi feito em live da escola, fundada por torcedores do Botafogo. Participaram o presidente da agremiação, Sandro Lima e os carnavalescos.
Em vídeo exibido na live, com narração e texto de Adnet, a escola adiantou que o enredo terá a política como um dos componentes mais fortes – como provavelmente o homenageado gostaria.
“Assim é o nosso homenageado no próximo Carnaval: eclético, polêmico, irreverente, um idealista, que enfrentava os inimigos de peito aberto e sempre sem medo. Invocamos tua estrela e tua voz para cantar, protestar, denunciar, celebrar e sambar. Por isso nosso enredo trata do gaúcho de ginga e coração cariocas, do jornalista, comentarista, ativista, amigo, pai, técnico da Seleção Brasileira e do Botafogo. O nosso enredo vai homenagear o representante máximo da democracia botafoguense: João Saldanha”, diz o texto do vídeo.
Saldanha se notabilizou muito pela carreira no futebol, com passagens de sucesso por Botafogo e Seleção Brasileira, e no jornalismo esportivo, como cronista e comentarista.
No entanto, Saldanha também ficou conhecido pela militância política, tendo combatido a ditadura militar e permanecido filiado ao Partido Comunista Brasileiro mesmo nos tempos de clandestinidade.
Leia também:
Rio pode ficar sem desfiles em 2021
Marcelo Adnet participará de disputa de samba-enredo na Mocidade Alegre
Salgueiro terá enredo sobre luta dos negros
‘Nós nascemos para combater um ditador’, diz fundador da Gaviões da Fiel
“É um personagem sensacional, polêmico e insubmisso. Num tempo em que precisamos de alguém que levante a voz, proteste e lute contra a o que estamos vendo atualmente, que falta faz o João. É uma pessoa de várias faces e inspirador. A escola tem um enredo à altura para uma linda festa – afirma Adnet.
“A voz de João o levou a diversos lugares. Chegou aos rádios, aos gramados, à linha de frente contra a ditadura militar, à TV etc. Era uma pessoa que tinha coragem de falar o que os outros não tinham, marcando o seu nome na história do Brasil. Hoje, clamamos pela democracia e a voz de João Saldanha será a nossa. O que ele iria dizer sobre os novos tempos? Com a sua força, vamos lutar por mais uma conquista”, destaca Hessez.
O desfile de 2021 – ou 2022, dependendo da pandemia de Covid-19 – será o terceiro da Botafogo, que se apresentou este ano com o enredo sobre outra botafoguense, a sambista Beth Carvalho.
Veja o vídeo divulgado pela escola:
Veja abaixo a logo do enredo:
João Saldanha, bela escolha.